24 de janeiro de 2013

Expocafé 2013 ocorrerá entre 11 e 14 de junho

A necessidade de reduzir os impactos do aumento dos custos de produção observados na cafeicultura mineira irá incentivar os negócios ao longo da 16ª edição da Expocafé, que acontece entre 11 e 14 de junho na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas, no Sul de Minas. A expectativa é que a venda de máquinas e equipamentos seja ampliada. Na edição anterior as negociações realizadas ao longo do evento somaram cerca de R$ 230 milhões.

Devido à importância do evento, também está em fase de desenvolvimento um projeto para melhorar a infraestrutura da área. De acordo com o chefe do Departamento de Negócios Tecnológicos da Epamig e coordenador-geral da Expocafé, Mairon Mesquita, o objetivo é facilitar o acesso de expositores e visitantes ao evento.

O projeto, que demandará investimentos próximos a R$ 7 milhões, será dividido em três fases. A primeira, que será realizada ainda neste ano, prevê a drenagem, pavimentação, urbanização e cercamento do parque. Na segunda etapa será feita a instalação da rede elétrica e da iluminação. Na terceira, que será a maior, está prevista a construção de um pavilhão multiuso, de uma praça de alimentação, uma praça de credenciamento, banheiros e projeto paisagístico.

"Atualmente a feira acontece em um espaço aberto, o que deixa os participantes sujeitos às variações climáticas. O projeto pretende solucionar esse problema e garantir o acesso e a circulação do público", diz Mesquita.

O primeiro dia da feira será dedicado ao "4º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira". O evento, que reúne pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes, é exclusivo para participantes previamente inscritos. A expectativa é que entre 400 e 500 representantes da cafeicultura do Estado e demais regiões produtoras do país compareçam ao seminário.

Novidades - De acordo com Mesquita, o tema das palestras será definido em fevereiro. "Já estamos organizando a grade de palestras e selecionando temas fundamentais para o desenvolvimento da cafeicultura. Como em todo ano, esperamos reunir no espaço os principais representante do setor", ressalta.

Considerada a maior feira do agronegócio café no Brasil e uma das principais difusoras de tecnologias no segmento, a Expocafé oferece a produtores e representantes da indústria a oportunidade de conhecer e adquirir novidades em máquinas, equipamentos e insumos.

Entre os dias 12 e 14 a feira será aberta ao público, com a realização da exposição de equipamentos, máquinas e insumos e de eventos paralelos, como as dinâmicas de campo, nas quais produtores e operadores conhecerão o funcionamento de máquinas e equipamentos demonstrados pelas empresas fabricantes; cursos, palestras e reuniões técnicas.

Para a edição atual serão disponibilizados cerca de 180 estandes, em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados. A expectativa é que 140 empresas, entre brasileiras e multinacionais, participem do evento. O número de visitantes deverá ficar em torno de 20 mil pessoas.

Cerca de 45% dos estandes disponibilizados para o evento já foram negociados. Até o próximo dia 8 de fevereiro a comercialização é voltada para as empresas que participaram da edição anterior e manifestaram o interesse na edição 2013. "Vamos atender até essa data esses expositores. Após esse período a venda será aberta a novas empresas. As expectativas em relação ao evento são positivas, e trabalhamos com uma lista de espera com 14 empresas", avalia Mesquita.

As informações são do Diário do Comércio, adaptadas pelo CaféPoint.

Fonte: CaféPoint / 24/1/2013

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.