10 de abril de 2013

Encontro discute produtividade e lança concurso Café Qualidade Paraná 2013 na ExpoLondrina

Ao realizar a 21.ª edição, o Encontro Estadual do Café da Emater na 53.ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, a ExpoLondrina 2013, segue na tradição de promover uma importante discussão sobre o tema, reunindo produtores, lideranças e técnicos.

"Tudo começou com um simples bate-papo e foi se aprimorando ao longo do tempo e hoje é um evento consolidado", avalia Cilésio Demoner, coordenador estadual do projeto Café Emater e responsável pelo encontro. Os participantes, em torno de 550 pessoas, se reúnem nesta quarta-feira (10), no Recinto José Garcia Molina, a partir das 8h30.

Uma das atividades do evento é o lançamento do Concurso Café Qualidade Paraná 2013, que será feito pelo secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara.

Neste ano, o tema central é o desafio de aliar qualidade e produtividade nas lavouras de café. "O objetivo do setor é sair das 22 sacas por hectare para 40 sacas por hectare", diz Demoner. Para tanto, produtores devem adotar as tecnologias disponíveis, o que nem sempre ocorre. "Os cafeicultores são muito resistentes", diz

Demoner afirma que atualmente cafeicultores precisam investir na mecanização, em função da escassez de mão de obra. Outra exigência da cultura é a atenção especial às condições do solo. A orientação, segundo ele, é fazer análises de solo anuais para determinar as ações necessárias. "A análise (de solo) vai mostrar se é preciso fazer a correção e qual o tipo de adubação", exemplifica.

O técnico alerta que o manejo é fundamental para garantir o êxito da cafeicultura. O café é uma cultural bianual e o rendimento é alternado. "Se não houver um bom manejo o rendimento pode diminuir por dois anos consecutivos", afirma.

Para abordar o tema, a Emater convidou João Romero, consultor internacional de São Paulo, que fará a palestra "Manejo do solo: fertilidade e correção".

Uma outra atividade do encontro terá reflexos no mês de outubro durante a final do Concurso Café Qualidade Paraná. Os participantes do evento na ExpoLondrina responderão um questionário sobre suas práticas de manejo da lavoura. Após a tabulação, as informações serão usadas num jogral a ser apresentado na final do concurso.

Fonte: O Diário.com, Londrina - 9/4/2013

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.