17 de janeiro de 2013

Empreender no segmento de serviços exige mão de obra qualificada; veja dicas

Filomena Garcia

Muitas pessoas, com o objetivo de garantir o futuro e estabilidade, têm buscado um “plano B”. As alternativas mais procuradas são as que proporcionam um retorno financeiro significativo, que seja maior do que no atual emprego. Com isso, o número de empreendedores tem aumentado nos últimos anos no Brasil.

E um dos segmentos que estão atraindo muitos investidores é o de serviços. Essa área apresenta diferentes opções de atuação e vários modelos de negócios, que atendem aos mais variados perfis de empreendedores.

Ao optar por esse segmento é importante saber que ele apresenta alguns detalhes que são fundamentais para que a operação do negócio possa ter sucesso. Abaixo listo alguns diferenciais que o segmento demanda.

Recrute uma equipe excelente
Buscar no mercado pessoas qualificadas acima da média é um grande desafio em todas as áreas, por isso, monte um plano de recrutamento e seleção bastante efetivo, que você possa de fato unir conhecimentos técnicos com atitudes comportamentais.

Planeje um tempo maior para se dedicar em entrevistar um maior número de candidatos à vaga e não decida antes de ter ao menos dois candidatos que cubram o perfil pré-definido para cada atividade.

Assim, você terá opção ao fazer sua escolha e poderá contar com o colaborador a médio e longo prazo, o que não acontecerá se o perfil não estiver adequado à função, tendo que fazer a substituição no curto prazo.

Ao trabalhar no segmento de serviços, como academias, lavanderias, instituto de beleza, escolas de idiomas ou cursos técnicos, entre outros, a experiência de consumo está ligada diretamente ao atendimento que é oferecido, desde o primeiro contato até a efetivação do serviço, portanto, isso fica muito mais perceptível ao contato humano.

Ao oferecer um serviço para o consumidor, tenha em mente que você está proporcionando uma experiência para alguém que acredita na sua marca, que acima de tudo confia nos serviços que serão prestados.

A equipe que você escolher atuará diretamente com seus clientes, que é o seu bem mais precioso. Portanto, tenha sabedoria e bom senso para montar a equipe que trabalhará com você. Testes de perfil, técnicos ou comportamentais, podem ajudá–lo na escolha dos seus funcionários.

Treine constantemente sua equipe
Treinamento nunca é demais. Lembre-se: seus funcionários precisam ser altamente capacitados, pois serão eles que vão prestar o serviço para o consumidor. Não basta oferecer um treinamento inicial.

O treinamento da sua equipe deve ser constante para que eles possam estar alinhados e preparados para atender as expectativas do seu público. Sua equipe é responsável pela qualidade do serviço que será prestado.

O ideal é que se crie um cronograma de treinamento anual, tanto de competências técnicas, como também motivacional. Se o negócio for de varejo, é fundamental introduzir reuniões semanais com a equipe, para alinhar os objetivos de curto prazo individuais e os do grupo. Isso faz com que todos se sintam parte do todo, porém, com metas e responsabilidades individuais.

Serviço especializado
Outro diferencial que a área de serviços exige é que, além de bem treinada, a equipe também seja especializada. Por exemplo, se você operar no segmento de reparos de roupas, seus funcionários precisam saber corte e costura, impreterivelmente, e não apenas serem cordiais com o público.

Ter cursos de especialização pode ser pré-requisito para a contratação, ou você terá que oferecer os cursos de formação inicial internamente, ou fazer parcerias com instituições terceirizadas para preparação da equipe antes do início da operação.

Portanto, para atuar na área de serviços não basta apenas ser empreendedor e entender de negócios. É preciso estar ciente devque o “produto” que o seu cliente irá consumir é a experiência proporcionada pela marca e o atendimento recebido. Sendo assim, é fundamental ter uma mão de obra competente.

Após decidir empreender, defina em qual segmento você irá atuar e qual será o modelo de negócio, se é B2B ("business to business" ou negócios entre empresas, no qual você prestará serviço para outras empresas) ou B2C ("business to consumer" ou atendimento diretamente ao consumidor final). Essa tomada de decisão é de extrema importância, pois ela deverá estar alinhada com as suas expectativas e com o seu perfil.

Fonte: Uol - 16/1/2013

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.