Fonte: Folha de S. Paulo - 21/6/2013 - 11h09
JOANA CUNHA
DE NOVA YORK
A Apple encerrou ontem sua argumentação, em um tribunal de Manhattan, em que rejeitou as acusações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos de ter sido a líder de um conluio com editoras para elevar preços de livros eletrônicos.
A defesa da companhia afirmou que a Apple atuou legalmente quando negociou com editoras na ocasião da introdução de seu iPad no mercado editorial em 2010. A empresa também nega que tenha provocado um custo adicional de milhões de dólares aos consumidores.
Para o Departamento de Justiça, porém, o que ocorreu foi um esquema que pretendia minimizar a força da concorrente Amazon, que tinha uma política agressiva de descontos no segmento de livros digitais.
As editoras aceitaram acordo com o departamento para encerrar suas participações no processo, mas a Apple seguiu contestando as acusações.
A decisão do caso pode sair nas próximas semanas ou meses.