13 de fevereiro de 2012

É preciso olho no olho

Marcelo Mariaca - Presidente do Conselho de Sócios da Mariaca e professor da Brazilian Business School

O networking, técnica de criar e sustentar uma rede de relacionamentos, é uma das principais ferramentas para uma carreira de sucesso.

Não há dúvida de que a pessoa com uma ampla rede de amigos, conhecidos e contatos profissionais tem mais chances de obter boa colocação no mercado.

Mas o networking não pode ser medido simplesmente pela quantidade de contatos, e sim pela qualidade dos relacionamentos.

De nada adianta ter uma gaveta abarrotada de cartões corporativos, centenas de contatos no LinkedIn, de amigos no Facebook ou de seguidores no Twitter se você não mantém um verdadeiro diálogo, mesmo ocasional, ou tenha um vínculo ou uma atividade em comum com as pessoas com quem se relaciona.

O verdadeiro networking envolve compartilhamento de ideias, de conhecimento e desafios comuns.

No mundo real como no virtual, os relacionamentos devem ser baseados na confiança, na empatia e no engajamento, o que exige tempo e dedicação.

Por isso, a estratégia de obter o maior número possível de contatos virtuais, mesmo formais, não ajuda muito na busca de uma colocação no mercado.

Esses contatos podem ser comparados àqueles cumprimentos rápidos e formais entre moradores do mesmo prédio que se cruzam de vez em quando e não têm interesses em comum.

Portanto, recorrer a um desses contatos apenas quando você foi demitido e busca um novo posto pode ser entendido como um relacionamento apenas baseado em interesse.

O LinkedIn é apresentado como uma rede de negócios ou rede de relacionamentos profissionais. Ou seja, uma ótima ferramenta para o networking.

No início, era visto como um local onde pessoas desempregadas poderiam colocar na vitrine suas qualificações e, quem sabe, serem vistas ou lembradas para uma oportunidade.

Com o sucesso da rede, mesmo executivos de sucesso e bem-empregados passaram a postar seu perfil. Assim, o LinkedIn deixou de ser exclusivamente um balcão de oportunidades.

Segundo pesquisas, os cadastrados na rede, em sua maioria, estão empregados e satisfeitos com sua ocupação atual.

Por outro lado, a rede oferece ferramentas para o debate de temas de interesse dos cadastrados, o que pode gerar uma experiência interessante.

É possível obter um bom emprego pelo LinkedIn? Sim, é possível. Muitas empresas estão recorrendo a essa ferramenta para prospectar talentos e preencher vagas, principalmente de perfis técnicos ou média gerência.

Empresas de recrutamento também usam o banco de dados do site para buscar eventuais candidatos a uma vaga.

No entanto, a maior parte dos executivos, de gerentes a CEO, continuará a ser contratada por meio das consultorias de recrutamento, pois o processo de seleção não se resume a localizar currículo de candidatos com determinado perfil técnico.

Sites especializados em negócios, carreiras e emprego podem ajudar na fase de pré-seleção, mas o processo de recrutamento exige outras etapas críticas, como entrevistas aprofundadas, dinâmicas e a observação do comportamento do candidato.

Uma boa seleção exige olho no olho.

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Marcelo Mariaca é presidente do conselho de sócios da Mariaca e professor da Brazilian Business School

Fonte: Brasil Econômico - 13/2/2012

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