Micheli Rueda (mrueda@brasileconomico.com.br)
"É a primeira vez que se pode comprar uma casa na Disney. Vender um pedaço da Disney é um grande negócios", diz Pierce
Tornar-se vizinho de Mickey e Minnie é uma realidade. No condomínio Golden Oak, é possível ter o parque como playground: basta pagar entre US$ 1,5 milhão e US$ 8 milhões.
Se diversificação é essencial para a saúde financeira das empresas, The Walt Disney Company - que além dos parques conta com canais de televisão, estúdios, resorts, produtos licenciados - está estreando também no mercado imobiliário.
Morar dentro do complexo Walt Disney World, na Flórida, agora é possível. Realizando o sonho de toda criança, e de alguns adultos, a empresa desenvolveu o Golden Oak, condomínio residencial que agrega luxo, privacidade e magia.
Rodeado por Magic Kingdom Park, Epcot, Disney's Typhoon Lagoon Water Park e Downtown Disney Area, o Golden Oak terá 450 casas personalizadas, com preços que variam entre US$ 1,5 milhão e US$ 8 milhões.
Cerca de 80 residências já foram vendidas e aproximadamente 10 famílias já se mudaram para o condomínio, incluindo uma família brasileira, a do cantor Zezé de Camargo.
"Começamos com algumas casas prontas, que já foram vendidas. Mas a maioria dos clientes compra o terreno e trabalha com nossos designers e contrutores para personalizar", diz Page Pierce, vice-presidente de Desenvolvimento Imobiliário da Disney.
O executivo afirma que o projeto está próximo de encerrar o primeiro estágio. "Estamos satisfeitos com o desenvolvimento das vendas, e trabalhamos para iniciar os estágios dois e três agora", explica Pierce. Cada estágio prevê a venda de 80 a 100 terrenos adicionais.
Há muita construção em andamento. O projeto concebido em meados de 2007, cujas primeiras vendas iniciaram em janeiro do ano passado, ainda tem um longo percurso a percorrer. A expectativa é que as vendas perdurem por até 10 anos.
O investimento total no projeto não é revelado devido a política de privacidade de empresa.
Perfil dos moradores
A demanda é majoritariamente de americanos, aproximadamente 85%, mas entre estrangeiros, os brasileiros se sobressaem quando comparado ao interesse de canadenses e europeus. Para atender os clientes brasileiros, alguns funcionários falam português.
"O que os clientes têm em comum é que são 100% famílias, com filhos ou netos, e são grandes fãs da Disney", conta o executivo, lembrando a declaração de uma moradora: "eu quero ser a avó que vive na Disney".
Tendo em vista o valor dos imóveis, Pierce afirma que os clientes são "compradores em dinheiro vivo", e não utilizam hipotecas.
Serviços
Sem se esquecer que o mercado imobiliário americano foi o epicentro de uma crise há quatro anos, o diferencial do Golden Oak está em oferecer programas e atividades únicas.
"É a primeira vez que se pode comprar uma casa na Disney. Vender um pedaço da Disney é um grande negócios", diz Pierce.
Como um grande condomínio residencial, o Golden Oak conta com aréas comuns de lazer, passe livre para os parques da Disney, além de oferecer serviços de mudança, transporte casa-parque, desconto em compras, reservas em restaurantes, entre outros.
O condomínio inclui também o hotel Four Season Resort, cuja construção deve terminar em setembro de 2014.
Fonte: Brasil Econômico - 6/6/2012