# Renato Barco ficará à frente da Docas provisoriamente, até a escolha definitiva do ocupante do cargo
Leopoldo Figueiredo
Editor
O diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o engenheiro Renato Barco, será o novo presidente da estatal. Ele tomará posse do cargo nos próximos dias, quando o atual titular, o também engenheiro José Roberto Correia Serra, deixar a função que ocupou por quase quatro anos. Barco ficará a frente da Codesp provisoriamente, até que o ministro dos Portos, José Leonidas Cristino, nomeie aquele que será o presidente definitivo.
Barco era o principal nome cotado para a presidência da Docas, a Autoridade Portuária de Santos. Sua indicação para o posto foi confirmada na tarde de ontem por Serra. Segundo o atual presidente, "esta é a vez de Barco me substituir", referindo-se ao rodízio que existe na diretoria da Codesp, entre seus integrantes, para chefiar a companhia na ausência do presidente, Até agora, esse revezamento era usado quando o titular do cargo entrava de férias ou viajava a negócios para o exterior. Dessa vez, será aplicado para que o ministro tenha o tempo necessário para definir quem será o ocupante definitivo do cargo.
A saída de Serra, por motivos pessoais, era uma possibilidade desde o ano passando. Em sua visita a Santos na última segunda-feira, para vistoriar obras do Governo Federalno complexo portuário, o ministro dos Portos informou que o atual presidente sairia até o final da semana e seria substituído temporariamente, pelos próximos 30 dias, até que seu sucessor definitivo fosse escolhido.
Cristino chegou a ser questionado se Barco seria o nome escolhido para ficar provisoriamente no comando da Codesp. O titular da Secretaria de Portos se limitou a dizer apenas que "vamos ter o novo nome com certeza até o final desta semana".
Conselho
Ao deixar a presidência da Codesp, José Roberto Serra sairá do conselho de administração (Consad) da estatal. Sua substituição, nesse caso, não será tão simples. Para isso, de acordo com o estatuto da companhia, é necessária a realização de uma assembleia geral de acionistas.
Na edição de ontem de A Tribuna, a Codesp publicou um edital de convocação para essa sessão, que ocorrerá no próximo dia 29, às 11 horas. Os participantes vão deliberar sobre o aumento do capital social da companhia e a eleição de um membro do Consad, representando a União, para completar o prazo de sua gestão.
Fonte: A Tribuna / 20/6/2012