14 de agosto de 2015

Desvalorização cambial não gera aumento imediato nas exportações

Fonte: Época Negócios - http://epocanegocios.globo.com/ - 14/08/2015 12h59

# CONCLUSÃO É DE ESTUDO FEITO PELA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA

POR AGÊNCIA BRASIL

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) anunciou nesta sexta-feira (14/08) que as exportações brasileiras vêm reagindo gradualmente à depreciação do real. No entanto, segundo a CNI, a reação ainda não é expressiva.

A avaliação é feita com base no coeficiente de exportação que, no segundo trimestre, em comparação ao primeiro trimestre deste ano, registrou alta de 0,6 ponto percentual. O coeficiente mede, na âmbito produção industrial brasileira, o montante destinado à exportação.

Os dados estão no estudo Coeficientes de Abertura Comercial, elaborado pela CNI, em parceria com a Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex).

Segundo o estudo, o estímulo às exportações, representado pela desvalorização do real, não significa aumento automático nas vendas para o exterior. “A alta na quantidade exportada leva tempo devido às dificuldades inerentes à entrada em novos mercados”, informou o estudo.

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.