Começaram nesta quarta-feira os trabalhos iniciais para a retirada da pedra de Teffé, que está localizada entre o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no armazém 25 do Porto de Santos, e os silos do armazém 26, na Margem Direita do complexo.
O primeiro passo para o início da remoção foi a colocação de duas boias de sinalização para demarcar a redução temporária na largura do canal. Para isso, a navegação naquele trecho teve de ser interditada entre as 6 da manhã e o meio-dia desta quarta-feira. A passagem de navios no local já foi liberada, em uma largura reduzida, de 137 metros, e deverá permanecer assim até a retirada completa. Nos próximos três dias, serão realizados os trabalhos de desagregação dos fragmentos, para facilitar a remoção da pedra.
O material, que começará a ser recolhido do fundo do canal neste sábado, é o que restou após a derrocagem de Teffé, encerrada no final do ano passado. Ao todo, serão removidos 20 mil metros cúbicos. O recolhimento será feito por uma draga do tipo clamshel (com garras em forma de concha).
Conforme informou o diretor de Infraestrutura e Execução de Obras da Codesp, Paulino Moreira Vicente, durante a 10ª edição do Santos Export - Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos, a previsão é de que o serviço seja concluído até a primeira quinzena de outubro, não atrapalhando a temporada de cruzeiros, que deverá começar em novembro.
Fonte: A Tribuna On-Line / 16/8/2012