15 de julho de 2013

Campus Party Recife discute cidades inteligentes

Fonte: G1 PE - 14/7/2013 - 19h06

# Selo 'Smart Cities' agrupa programação sobre o tema durante o evento.

# Encontro de tecnologia e cultura digital acontece de 17 a 21 de julho.

Do G1 PE

Durante a Campus Party Recife, de 17 a 21 de julho, as ações especiais que pensam soluções para a vida urbana por meio da tecnologia estarão agrupadas sob o selo de Smart Cities. O evento de tecnologia, inovação, criatividade e cultura digital acontece no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall.

O palco principal recebe a mesa “Apps de cidadãos para cidadãos”, às 14h15 da quinta-feira (18). A mesa discute formas que a tecnologia tem de viabilizar soluções para o cotidiano dos cidadãos, melhorando a qualidade de vida e minimizando problemas. Participam o diretor presidente da Emprel, Eugenio Antunes, o cofundador da rede social premiada Colab, Gustavo Maia, o engenheiro de sistemas do C.E.S.A.R, Eduardo Oliveira, e os professores do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Cin/UFPE), Cristiano Coelho e Kiev Gama.

Na sexta (19), às 15h45, no Campus Fórum, entra em pauta a polêmica da disponibilização obrigatória de dados no Brasil com a lei de acesso à informação. O debate “Open Data & Smart Cities” confronta as opiniões da consultora e gestora regional do Fundo Criatec no Ceará, Verlaynne Rocha, do professor de engenharia de software do Cin/UFPE, Vinicius Garcia, e do editor do blog Acerto de Contas, Pierre Lucena.

O cenário Galileu traz na quinta (18), às 20h15, o painel Smart Cities x Smart Citizens: o segredo está na tecnologia ou nas pessoas?”, mediado pelo designer h.d. Mabuse. Participam o consultor de cenários e gestão estratégica do Porto Marinho Ltda., Cláudio Marinho, o presidente do Grupo Serttel, Ângelo Leite, e o representante do grupo Direitos Urbanos, Leonardo Cisneiros.

O selo congrega ainda – às 11h15 do sábado (20) – a palestra “Smart Cities - Tecnologias Aplicadas às Cidades”, com Alexandre Jann, gerente de marketing e estratégia da NEC Latin America. A empresa implantou o sistema automatizado de identificação da Polícia Civil do Distrito Federal e o monitoramento sem fio de equipamentos médicos do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Sobre o evento

Criada em 1997, na Espanha, a Campus Party reúne tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital. Os participantes se mudam para uma arena com seus computadores, malas e barracas e participam de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, o evento ganhou edições no Brasil, Colômbia e México. Em 2011, ganhou uma versão no Equador, em 2012 a Campus Europa aconteceu na Alemanha. Este ano a edição europeia será em Londres. Em Pernambuco, o evento é promovido pela Telefônica Vivo, Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco.

Sobre Smart Cities na Campus Party:

Quinta (18), 14h15 - Mesa “Apps de cidadãos para cidadãos”

Sexta (19), 15h45 - Debate “Open Data & Smart Cities”

Quinta (18), 20h15 - "Smart Cities x Smart Citizens: o segredo está na tecnologia ou nas pessoas?”

Sábado (20), 11h15 – Palestra “Smart Cities - Tecnologias Aplicadas às Cidades”

Programação completa: http://recife.campus-party.org/2013/agenda-geral.html

Serviço:

Campus Party Recife - 2ª Edição

De 17 a 21 de julho de 2013

Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon-PE) e Chevrolet Hall

Avenida Governador Agamenon Magalhães, s/n Recife - PE

http://recife.campus-party.org

Campus Live: http://live.campus-party.org/

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.