13 de novembro de 2012

Café e vinho, não só no Havaí

# Lançamento de novo café da Nespresso mostra as semelhanças entre as duas bebidas de qualidade

Por Suzana Barelli

Surpreendo-me, cada vez mais, com as semelhanças do vinho com o café. Quando se pensa em bebida de qualidade, os dois têm processos de produção bem próximos, muitas vezes artesanais e, sempre, com muito cuidado. Um exemplo aconteceu no último domingo (11), no lançamento do um novo café da Nespresso, o Hawaii Kona Reserva Especial, no restaurante D.O.M., em São Paulo.

Primeiro, o café vem de uma zona bem restrita (são mil fazendas, com áreas que não ultrapassam os dois hectares, cada uma delas), em uma das ilhas do Havaí. Nestas pequenas fazendas, seus agricultores conseguem cuidar do cafezal com extremo cuidado. E, sabe-se hoje, os grandes vinhos nascem no vinhedo, cultivado com muita atenção, com as podas corretas e, não raro, de pequenas extensões.

Na apresentação do café, com notas frutadas, nada de amargor, e boa cremosidade, os profissionais da Nespresso focaram muito no terroir em que o grão é cultivado. Palavra sem tradução para o português, o terroir reúne as características do solo (no caso rochoso e vulcânico), do microclima (sem geadas, fez questão de frisar Stefan Nilsson, diretor da marca para o Brasil) e do homem, os agricultores da pequena ilha no Havaí. No vinho, novamente, é a mesmíssima coisa. Os bons brancos e tintos expressam com maestria as peculiaridades de seu terroir.

E, para finalizar, o lançamento do grão contou com o menu preparado por Alex Atala. No grande final de um jantar com cinco pratos, a sobremesa era um doce de abóbora com pó de café e espuma de coco com café e sorvete de tapioca. A receita foi adaptada pelo premiado chef para harmonizar com o café. E funcionou. E a harmonização é o capítulo final da degustação de um grande vinho.

Para quem quiser provar, o Hawaii Kona Reserva Especial chega ao mercado brasileiro a partir desta segunda-feira (12). Com edição limitada, ele será vendido em 20 dos 50 países que a Nespresso atua. Os consumidores poderão comprar, cada um, apenas dois sleeves (a embalagem com 10 unidades), ao preço de R$ 50 cada. Exclusivo, como os grandes vinhos.
 
Fonte: IstoÉ Dinheiro - 12/11/2012

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.