11 de março de 2015

BTP conclui com êxito sua primeira operação simultânea ‘phase in phase out’

Fonte:  Portos e Navios - 11/03/2015 - 01h27

Da Redação

Santos - Nos últimos dias 8, 9 e 10, com um total de 11.126 TEUs movimentados, a Brasil Terminal Portuário – BTP realizou sua primeira operação de embarque e desembarque simultâneo entre navios, chamado de ‘phase in phase out’.

As embarcações pertencem a dois diferentes serviços da Maersk, ao SAMBA, com o navio Maersk Lebu (6.977 TEUs movimentados), e ao ASAS, com o Maersk Lota (4.149 TEUs movimentados). Com uma média de movimentação superior à 30 GMPH (movimentos por hora por guindaste), a operação levou cerca de 52 horas para ser concluída. Além dos dois navios, esteve atracado no cais da BTP o Maersk Lima, da linha Samba, que também foi embarcado simultaneamente.

Para que esta operação ocorresse com o máximo de segurança e alta performance, foram realizados diversos testes com simulações que permitiram a adequação das condições de cais e pátio da BTP, auxiliando os setores planejadores a articular as melhores soluções para possíveis gargalos. “O sucesso dessa operação com três navios, atrelado ao atento planejamento envolvendo dois deles, confirma que nossa empresa está pronta para receber grandes serviços, incluindo os de alto grau de complexidade. Nossa meta não é apenas captar clientes, e sim conquistar parceiros através da prestação de serviços inovadores feitos com qualidade e segurança”, afirma Antonio Passaro, diretor-presidente da empresa.

O envolvimento de diversos setores como Segurança do Trabalho, Segurança Patrimonial, Tecnologia da Informação, Treinamento Operacional (através do Centro de Treinamento Operacional, o CTO), Manutenção e Operações foi imprescindível para que todos os detalhes planejados previamente fossem realizados corretamente. “A integração das equipes é algo primordial para a alta performance de um terminal, e para essa operação não foi diferente. Com a união dos esforços das equipes, nós operamos três embarcações com segurança e alta produtividade”, comenta João Mendes, diretor de Operações da BTP.

Desafios como este só foram possíveis após a homologação das novas profundidades do canal de navegação, que permitiu à BTP atender navios de grande porte tais quais os três navios Super Post Panamax, que atracaram ao mesmo tempo em seu terminal, movimentando 12.102 TEUs ao longo dessa operação. Com um cais de 1.108 metros a BTP possui berços com estrutura para suportar uma profundidade de até 17m, além de equipamentos de alta tecnologia e equipe altamente qualificada, treinada pelo CTO da empresa. “Para nós foi um orgulho muito grande ver toda a equipe motivada e disposta à encarar mais esse desafio. Estão todos de parabéns. Segurança, alta performance e espírito de equipe foram fatores-chave para o sucesso dessa operação”, conclui Marcelo Patrício, gerente Operações da BTP.

A Brasil Terminal Portuário (BTP) é um terminal multiuso, em área do Porto Organizado de Santos. O empreendimento moderno, que permite maior competitividade aos portos brasileiros, está estrategicamente localizado na margem direita do Porto de Santos e foi construído em formato brown field (área com contaminação ou a ser remediada). A BTP é uma joint venture entre a Terminal Investment Limited (TIL) e a APM Terminals e tem capacidade atual de movimentação de 1,2 milhão de TEU’s e capacidade projetada de 1,4 milhão de ton. de granéis líquidos.

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.