Foram quase quatro anos de estudos e testes com os mais variados tipos de cafés e processos. Até hoje, o consumo no mundo foi somente como bebida e 2012 é um marco na história do café, quando passa-se a comercializá-lo também como comida.
A indústria nacional de alimentos SPA, há 20 anos no mercado, ousa e inova na gastronomia mundial com o lançamento das marcas de café para comer Coffee Beans - para consumidor final e Coffee Coins - para profissionais de gastronomia. Uma proposta inédita no mundo e que promete marcar a história do café.
"Foram quase quatro anos de dedicação apostando numa ideia para chegarmos aos produtos finais. Até aqui, praticamente todo o café consumido no mundo é como bebida. Podemos, pela primeira vez, enquadrá-lo em uma nova categoria dentro do segmento gastronômico, agora também como comida, podendo ser consumido a qualquer momento, em qualquer lugar e, inclusive, com acesso às crianças. Isso é um marco na história do café e, com muito orgulho, o Brasil estará como protagonista dessa 'página'", ressalta Renato Abaurre, diretor da SPA.
De acordo com pesquisa do IBGE (POF), o café é o alimento mais consumido diariamente por 78% da população acima de 10 anos, o que representa 79,7 litros por habitante ao ano. E a preferência pelo brasileiro só vem crescendo nos últimos anos. Segundo dados de pesquisa realizada entre maio de 2011 e abril de 2012 pela ABIC - Associação da Indústria Brasileira de Café, o montante já representa 83 litros para cada brasileiro ao ano. Mas e que tal também comer um cafezinho?
O 'café para comer' é obtido a partir do processamento de café 100% Arábica Premium - processo patenteado pela SPA, que resulta em uma massa de café integral na qual estão preservadas as características de aroma e sabor, além da oferta nutricional do produto. Com essa massa, a SPA fabrica grãos comestíveis de café para consumo direto e acompanhamento do cafezinho -Coffee Beans- e moedas para uso culinário - Coffee Coins. Todos nos sabores "espresso", "cappuccino" e "café com leite".
A variedade de café arábica escolhida para a confecção dos grãos comestíveis é o 'mundo novo', produzido nas montanhas de Minas Gerais. A torrefadora Cambraia, fornece para a SPA o café torrado - o ponto de torra é baixo e específico para a produção dos grãos comestíveis - e moído. Para a obtenção dos grãos, o café moído é misturado à massa de cacau.
As opções de Coffee Beans são: Mimo - saco de 400 gramas com grãos de 3 gramas; grãos de 10 gramas em caixa display com 15 unidades, e sacos de 84 gramas com grãos de 6 gramas. Já as moedas -Coffee Coins - estão disponíveis em sacos de 500 gramas.
A expectativa é que os grãos comestíveis conquistem o público jovem, que é uma faixa da população que bebe pouco café. "O café é um produto que tem um grande potencial de mercado no mundo todo e esperamos que essa inovação conquiste o mundo", enfatiza Renato da Cruz Abaurre, um dos proprietários da SPA.
A indústria SPA está sediada em Vila Velha, no Espírito Santo, com parque fabril capacitado para produção de 150 toneladas mensais de 'café para comer', apto a triplicar esse volume de acordo com a demanda de mercado. A ideia e começar as vendas por São Paulo e pelo Espírito Santo, expandindo depois para o Sul do país. No decorrer de 2013 os grãos de comer deverão estar em todas as regiões do país.
Fazendo uma anologia com a história do cacau - que foi consumido como bebida até 1849, quando a empresa de Joseph Fry, utilizando cacau em pó, açúcar e manteiga de cacau, fez o chocolate para comer, as marcas Coffee Beans e Coffee Coins chegam agora, em 2012, construindo esse marco na história do café. O café que era somente consumido como bebida passa a ser também para comer.
A SPA fica em Vila Velha, no Espírito Santo, é auditada pela SGS e Bureau Veritas, líderes mundiais, e destaca-se no mercado nacional pelo vasto conhecimento nos processos de plantio, industrialização e comercialização de liquor, manteiga e pó de cacau, bem como do chocolate em si, investindo sempre em saúde e tradição.
As informações são de A Gazeta e Revista Cafeicultura, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Fonte: CaféPoint / 6/11/2012