05 de abril de 2012

Brasil é o quarto maior consumidor de chocolates do mundo

- Segundo a Abicab, o Brasil perde somente para os Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido

Thatiana Pimentel

RECIFE — De acordo com dados do Target Group Index, do Ibope Media, nada menos que 69% dos brasileiros de dez grandes cidades do país consomem chocolate pelo menos uma vez por semana. A liderança entre os “chocólatras” cabe aos brasilienses (73%), mas os recifenses (71%) vêm em segundo lugar no ranking dos maiores consumidores do produto no Brasil, empatados com a população de São Paulo e de Salvador.

O levantamento ouviu 20.736 pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e em municípios do interior nas Regiões Sul e Sudeste.

No total, as mulheres são responsáveis por 55% do consumo de chocolate e os homens, por 45%. Desses, 67% dos que têm filhos em casa consomem o produto.

Mas quem não tem crianças come mais chocolate (69%). Entre os solteiros, 75% consumiram o derivado de cacau nos últimos sete dias, frente a 64% dos casados, segundo a pesquisa do Ibope.

Por faixa etária, o estudo não mostra grandes diferenças nos percentuais entre os consumidores de chocolate dos últimos sete dias e a distribuição da população total. Maior relevância apenas para os jovens de 12 a 19 anos, que representam 17% da população total e 20% da população consumidora de chocolate.

De acordo com Getúlio Ursulino Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o Brasil é hoje o quarto maior produtor mundial de chocolate, atrás apenas dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

Embora o consumo médio ainda seja considerado baixo pelas empresas do setor (2,3 quilos per capita anuais), a expansão deste mercado foi de 39% nos últimos cinco anos. Boa parte disso graças à ascensão da nova classe média, a festejada classe C.

Fonte: DCI - 5/4/2012

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.