28 de abril de 2014

Beabá das franquias reduz risco do negócio

Fonte: Brasil Econômico - 28/4/2014 - 12h30

# O princípio básico é encontrar uma franquia que se indentifique com o perfil do futuro empreendedor

Erica Ribeiro

eribeiro@brasileconomico.com.br

A taxa de mortalidade em franquias é considerada uma das menores do mundo empresarial brasileiro: 3% delas fecham suas portas até completarem um ano de vida, 8% até o quinto ano e 9% até o décimo ano. Não seguir determinadas recomendações, no entanto, pode levar o empreendedor a correr riscos que podem comprometer a continuidade do negócio, diz Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, consultoria em pesquisas sobre franchising. Para ele, o princípio básico é encontrar uma franquia que se identifique com o perfil do futuro empreendedor. E entender que a máxima “o olho do dono é que engorda o gado”, não é apenas um ditado popular. “As franquias são para todos, mas o fato é que nem todas elas se aplicam a todas as pessoas. Existe uma com a qual você se identifica e por trás dela há um franqueador profissional que deve lhe oferecer um adequado suporte e apoio. É preciso pesquisar sobre a marca, entender e investigar cuidadosamente antes de investir”, recomenda o especialista.

Outro alerta está nas contas. Além dos custos iniciais para instalar o negócio, é preciso não esquecer das despesas pré-operacionais, como treinamento, locação, pessoal e treinamento. “É importante ter a reserva de capital de giro para iniciar o negócio”, destaca.

Entre os mandamentos para não perder dinheiro com uma franquia, mais um assinalado por Rizzo: converse com outros franqueados da rede. Levante os prós e contras do negócio, suas experiências e os resultados. Arregace as mangas e boas vendas.

SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES

- A Dauper Biscoiteria, que iniciou sua trajetória no Sul do país há 25 anos como fornecedora de biscoitos e cookies, se prepara para entrar no mercado de franquias. Segundo o diretor comercial Raul Matos, a meta para os próximos cinco anos é chegar a 200 unidades, com diferentes formatos de franquias. Enquanto o projeto amadurece, a marca de Gramado começa a testar sua receptividade  com um quiosque no Shopping Villa Lobos, que oferece mais de 60 opções de produtos.

- As 48 mulheres que integram a Cooperativa Bordados  de Natividade estão de endereço novo. O grupo foi formado em 2010 por artesãs do município de Natividade, interior do Rio. O espaço, reformado   e equipado com máquinas e móveis, também será o showroom da cooperativa.

- A Associação Comercial do Rio de Janeiro acaba de formar o Conselho Empresarial de Franchising, que será presidido por Luiz Felizardo Barroso, professor de membro da diretoria da ABF-Rio. O objetivo do novo conselho é discutir rumos para melhoria do ambiente de negócios no setor de franquias.

Pequenos negócios lucram com a Copa

O Catálogo Rio Show de Bola será lançado em maio, pelo Sebrae/RJ, com produtose serviços de 93 empreendedores . Tudo inspirado na Copa. A previsão é que a publicação gere R$ 1,2 milhão em negócios. Mesmo antes do lançamento já há mercadorias em locais como o Trem do Corcovado, o Forte de Copacabana, shoppings e o aeroporto Tom Jobim.

City Shoes caminha para o interior do país

A marca carioca de calçados City Shoes prevê a abertura de mais duas unidades no primeiro semestre de 2014, em Barbacena (MG) e Porto Velho (RO). Hoje, são 72 lojas pelo país. Com as próximas inaugurações, projeta crescimento de 20% nas vendas até o final do ano. A estratégia é buscar parceiros, principalmente em cidades do interior.

Comida chinesa rumo ao Nordeste

A franquia da rede de comida chinesa Lig-Lig está buscando investidores em Pernambuco. Segundo o diretor da marca, Marco Sanches, as cidades prioritárias são Recife, Jaboatão do Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina, Paulista e Cabo de Santo Agostinho.

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