# A Apple abriu vagas para conduzir a venda de seus produtos no Brasil.
A empresa publicou nesta segunda-feira (12) em seu site ofertas de emprego para pessoas que queiram atuar em 12 ocupações relacionadas à venda direta de produtos, o que indica que deve abrir em breve sua loja própria no país.
As revendedoras oficiais no mercado brasileiro são as redes a2you, iTowns e iPlace, que seguem o modelo de Apple Shop --loja gerenciada por terceiros seguindo padrões visuais e de atendimento estipulados pela Apple.
A companhia está em busca de 12 perfis de profissionais no Brasil, entre gerente, especialista em inventário, especialista em solução de problemas e engenheiro de soluções. As vagas são para a cidade do Rio de Janeiro.
No site, as novas vagas vão de líderes de vendas e gerentes de inventário até aos chamados "genius", atendentes que circulam pelas lojas explicando as peculiaridades dos produtos aos clientes.
Ao todo, a companhia tem 22 vagas em aberto para sua operação no Brasil atualmente.
Com a contratação desses profissionais, a Apple dá um passo para trazer ao país o modelo de lojas que funciona nos EUA e em outros 13 países. Nelas, o consumidor não tem de passar no caixa para pagar pelos produtos. Os funcionários registram a venda em seus iPhones.
A abertura da loja faz parte dos planos da Apple de expandir sua atuação além dos EUA --foram abertos postos também na Turquia.
Em 2013, a empresa quer abrir até 35 lojas e pretende que 75% delas sejam fora dos EUA, de onde vem a maior parte de sua receita. São 390 as lojas da Apple ao redor do mundo. Cada uma fatura, em média, US$ 51,5 milhões ao ano e tem 108 funcionários.
A Folha contatou a Apple, que não respondeu até a publicação desta notícia.
Fonte: Folha de S. Paulo / 13/11/2012