A ALL - América Latina Logística registrou um volume 7,6% maior no primeiro trimestre de 2012 nas suas operações ferroviárias no Brasil, alcançando 9,2 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil). A geração operacional de caixa consolidada atingiu R$ 320,8 milhões primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 6,4% no frente aos R$301,7 milhões dos três primeiros meses de 2011.
O crescimento da geração operacional de caixa foi impulsionado pelo maior volume transportado na operação ferroviária no Brasil e pelos resultados das novas empresas criadas pela ALL em 2011, a Brado e a Ritmo, empresas dedicas a logística de contêineres e rodoviária, respectivamente. O crescimento de volume ferroviário no Brasil ocorreu em função de ganhos de participação de mercado no segmento agrícola e de melhorias na produtividade dos vagões e locomotivas, aumentando a capacidade total de transporte da malha ferroviária.
O maior volume ferroviário foi parcialmente afetado por menores preços de frete, já que as atuais estimativas de safra indicam uma queda de 7,1% na produção de grãos na região de cobertura da malha da ALL. Essa redução impacta negativamente na demanda por transporte em toda a cadeia logística do segmento agrícola, fazendo com que os preços no mercado de frete caiam.
“Como a ALL opera com 70% do seu volume já contratado, ficamos expostos a variações no mercado de frete em apenas 30% de nossa capacidade”, afirma o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da ALL, Rodrigo Campos.
Adicionalmente, iniciamos a operação do novo trecho de ferrovia entre Alto Araguia-MT e Itiquira-MT, metade do caminho até Rondonópolis. O restante da obra deve ser concluído até o final de 2012.
Brado
Subsidiária da ALL que presta serviços de logística intermodal de contêineres, a Brado Logística aumentou seu volume de contêineres em 16,7% no primeiro trimestre, atingindo 12,2 mil contêineres, impulsionado principalmente pelo bom desempenho no corredor da Bitola Larga, que atende o porto de Santos, e no corredor de Rio Grande. A geração operacional de caixa da Brado cresceu 18,4% no trimestre, atingindo R$ 9,1 milhões no 1T12, quando comparado a 2011.
Ritmo Logística
Na Ritmo, subsidiária da ALL para o transporte rodoviário de cargas, o volume cresceu 10,7%, atingindo 16,9 milhões de km rodados com uma geração operacional de caixa de R$5,6 milhões.
Perspectivas 2012
Em 2012 a ALL pretende investir R$650 milhões para viabilizar seu crescimento em seu negócio ferroviário e cerca de R$150 milhões para finalizar as obras do Projeto Rondonópolis, que deve ser finalizado até o final do ano.
Perfil ALL
A América Latina Logística S.A. é a maior empresa independente de serviços de logística da América Latina. A companhia oferece uma grande variedade de serviços, incluindo transporte ferroviário e rodoviário nacional e internacional, distribuição, armazenamento, transporte customizado de contêiner, e transporte de minério de ferro, aliado a uma distribuição fracionada e transporte intermodal porta a porta.
A ALL Holding é composta por quarto negócios principais: ALL Operações Ferroviárias, Brado Logística, Ritmo Logística e Vetria Mineração. A ALL Operações Ferroviárias é composta por 6 concessões ferroviárias no Brasil e na Argentina, totalizando 21.300 km de malha ferroviária, 1.095 locomotivas, 31.650 vagões, através dos quais a empresa transporta commodities agrícolas e produtos industriais. A malha ferroviária da ALL abrange uma área responsável por aproximadamente 65% do PIB do Mercosul, onde estão localizados sete dos portos mais ativos do Brasil e da Argentina, por meio dos quais aproximadamente 78% de todas as exportações de grãos da América do Sul são embarcadas anualmente.
A Brado Logística opera 6 complexos logística e 5 terminais intermodais e pretende desenvolver a logística intermodal de contêineres, focada em transporte ferroviário, estocagem, operação de terminais e retro áreas portuárias, movimentação de contêineres e outros serviços de logística. A Ritmo Logística é uma provedora de serviços rodoviários que opera 700 veículos com foco em serviços rodoviários dedicados e serviços rodoviários intermodais. Já a Vetria Mineração é uma empresa que apresenta solução logística mina-ferrovia-porto para o minério de ferro de Corumbá a Santos.
Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, a ALL vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e Central. Com a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.
Desde a privatização da malha, a ALL investiu mais de R$ 7 bilhões. Além desses recursos, a empresa está investindo cerca de R$ 700 milhões no Projeto Expansão Malha Norte, que prevê a construção do trecho ferroviário ligando Alto Araguaia a Rondonópolis, ampliando em 260 quilômetros a extensão da malha ferroviária. Em outubro a ALL comemorou a chegada dos trilhos em Itiquira (MT), confirmando a previsão de que a etapa final que prevê a chegada em Rondonópolis seja inaugurada em 2012.
Fonte: MS Notícias - 14/5/2012