# Centurion Cargo contratou empresa para remover cargueiro e retomar atividades; terminal está interditado desde sábado (13) e Azul já cancelou 128 voos apenas nesta manhã
iG São Paulo
O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, continuava interditado nesta manhã de segunda-feira depois que um problema durante o pouso de um cargueiro no sábado deixou a única pista do terminal bloqueada.
Segundo a estatal que administra o aeroporto, a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), não há previsão para a retirada do cargueiro MD11 da Centurion Cargo. Ele um problema no trem de pouso esquerdo e acabou parando inclinado na pista do aeroporto, impedindo pousos e decolagens.
"Os esforços são para que a aeronave seja retirada da pista hoje", informou a assessoria de imprensa da Infraero, que esperava a liberação total da pista na noite de domingo. A Centurion contratou uma empresa para remover a aeronave, que precisa ser nivelada antes de ser retirada da pista do aeroporto, um dos mais movimentados do país e um dos principais hubs da companhia aérea Azul.
Voos cancelados
A Azul Linhas Aéreas informou mais cedo que os voos até as 11h da manhã foram cancelados para facilitar a reacomodação dos clientes prejudicados pelo fechamento do aeroporto. Até o momento, apenas nesta manhã, 128 voos foram anunciados como cancelados pela empresa.
"A companhia continua avaliando as informações da retirada da aeronave da pista junto aos órgãos responsáveis para retomada de suas operações", explicou a Azul em nota.
Ainda de acordo com a companhia, mesmo após a liberação do terminal, novos atrasos e cancelamentos podem ocorrer devido ao impacto causado em sua malha aérea. A Azul responde por 85% dos voos de passageiros em Viracopos.
Fonte: iG - 15/10/2012