23 de outubro de 2012

A emoção é a alma do negócio

Mara Sampaio - Psicóloga e especialista em cultura empreendedora

Imaginem a cena: um jovem sentado num banco de uma praça, enquanto come um BigMac e toma uma coca-cola, fala pelo seu iPhone com a namorada. O parque pode ser em Nova Iorque, São Paulo ou Amsterdam.

Esta cena será comum na maioria das cidades do mundo. As três empresas Coca-cola, Apple e MacDonalds, cujos produtos compõem o cenário acima, estão entre as 10 marcas mais valiosas do mundo em 2012 identificadas na pesquisa feita pela consultoria Interbrand.

A Coca-cola mantém o primeiro lugar nesta pesquisa há 13 anos consecutivos. A Apple foi a empresa que mais valorizou no último ano, saindo da oitava posição em 2011 para o segundo lugar. Os pesquisadores atribuem esta valorização à capacidade dos dirigentes de manter a ligação emocional dos consumidores com a marca.

Você gostaria que seu produto estivesse nesta cena? Encantar e surpreender o cliente são condições importantes para o sucesso de uma empresa. A emoção provocada no cliente é considerada um dos pilares fundamentais na decisão de um empreendedor ao abrir seu negócio.

Antes de começar empreender tenha certeza que sua ideia é capaz de gerar envolvimento afetivo com o consumidor. Uma empresa hoje em dia não pode apenas atender a uma necessidade de pessoas ou uma demanda de um setor da sociedade.

Precisa mais. Precisa ser admirada. Para isto, o empreendedor deve ser capaz de criar uma conexão emocional seja qual for o produto e o serviço que oferecerá.

Cinco das dez marcas mundiais mais valiosas são do setor de tecnologia. Elas conseguiram se tornar adoradas pelos consumidores. No Brasil a Petrobras, empresa do setor petroquímico é a primeira pelo terceiro ano consecutivo na pesquisa da consultoria BrandAnalytics/Milward Brown sobre as marcas brasileiras mais valiosas.

A marca é fortemente associada à vida dos brasileiros.

As pessoas lembram-se de marcas que estão presentes nos seus momentos de alegria e que proporcionaram uma experiência significativa para sua vida. As marcas são desejadas por representar valores sociais e culturais.

Mais do que o fornecimento do produto é a atitude dos dirigentes que constrói a imagem de uma empresa. Somente empresas empreendedoras investem na relação afetiva com clientes e colaboradores para efetivar sua marca.

O foco na inovação, o respeito ao meio ambiente, o envolvimento social e proporcionar emoção estão presente na gestão das empresas com marcas valiosas. A Petrobras é a maior empresa brasileira e a mais querida.

Neste ano a presidência da organização passou a ser exercida pela primeira vez por uma mulher, a engenheira Graça Foster, funcionária de carreira da empresa que aceitou o desafio de manter a marca admirada e valiosa.

Sua gestão, ainda no início, encanta as pessoas pela força de sua decisão em ser inovadora e comprometida com a segurança do meio ambiente. Impressiona pela autoridade e determinação em preservar o que a empresa tem de melhor e mudar o que for necessário para manter a boa percepção que os brasileiros possuem da empresa.

Dizem que a emoção é o forte das mulheres e ao ser capaz de fazer a conexão entre a racionalidade administrativa e afetividades das relações elas se destacam na gestão empresarial.

Para quem pretende ver sua marca compondo o cenário do mundo contemporâneo ao lado destas empresas é bom começar a aprender com os melhores dirigentes empresariais que sabem que a emoção é a alma do negócio.

---------------------------------------------------------

Mara Sampaio é Psicóloga e especialista em cultura empreendedora

Fonte: Brasil Econômico - 23/10/2012

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.