20 de fevereiro de 2013

A classe média da Índia abraça cultura do café

Sentindo um grande e crescente mercado, a Starbucks está investindo na Índia. Primeiramente em Mumbai e, recentemente, em Nova Deli, capital nacional, que testemunhou um caminho mais curto de pessoas que procuram o seu primeiro gosto da cadeia de café americana.

É um acontecimento extraordinário, uma nova experiência, especialmente quando vislumbram uma fila para isso. A luta para chegar a torna especial.

É por isso que nunca filas na Índia ficam mais curtas, ao longo do tempo. Elas só ficam mais longas. A Starbucks vai acrescentar ao Dia do Café (CCDs) cafés como Costa Coffee, Barista, Gloria Jeans e outros que já estão no mercado. Devido à competição, alguns empresários fecharam, outros estão lutando, mas no geral, fazer café é um bom negócio na Índia.
 
Cafés são estilo de vida para muitos em cidades indianas agora. Eles são bons locais para realizar reuniões de escritório, de trabalho, em um laptop. A maioria das lojas de café é iluminada, ao contrário dos bares para aqueles que gostam da noite. O pessoal de marketing provavelmente vincula escuridão para Old Monk e Black Label, Latte e Cappuccino.
 
Por outro lado, a música em bares é alta, em comparação com o menor volume de quiosques de café. Beber está ligado a vozes e, portanto, os mais elevados decibéis em geral.
 
O café é associado com mais calma conversa, sutil, pacífica e civilizada, sem vontade de saltar para seguranças, sem brigas. Não há relatos de meninas sendo assediadas ou pessoas espancadas em cafés, ao contrário dos pubs.
 
Os quiosques de café em torno de Delhi e de Gurgaon, subúrbio onde eu moro, são geralmente cheios de clientes ao longo do dia, até à noite, que, obviamente, levou a Starbucks para cá. Estabelecimentos de comida indiana são vazios. O negócio nunca é estável.
 
Restaurantes populares e lojas de doces em áreas como Bengali, Green Park, ou Chandni Chowk, em Delhi, crescem. Várias gerações visitam os locais para experimentar o que os seus avós saboreavam.
 
Da mesma forma os funcionários também falam sobre avós ou mães que trabalham nos mesmos trabalhos. Os combos CCD são um bom valor para o dinheiro - café, com sanduíche e um mousse de chocolate. Quanto mais, melhor para a mesma quantidade de dinheiro. Os baristas geralmente têm uma oferta on-line em execução.
 
O Costa Coffee tem um preço mais alto, mas oferece melhor ambiente e sofás. Jovens garçons uniformizados que lutam para falar sobre o barulho em inglês, embora pudessem fazer tão bem falando em hindi. Não adianta tentar retratar o que você não é, a menos que se trate de um estrangeiro com questões de língua locais. Um sinal de sucesso dos cafés indianos é o desaparecimento gradual de sofás e assentos românticos.
 
Os sofás foram substituídos por slim cadeiras de madeira com mesinhas. Ao viajar pela Indian Rail, isso pode se traduzir para uma mudança de primeira classe para o compartimento geral. Conversas de mesas próximas são facilmente audíveis, enquanto e-mails ou apresentações em power point de um consumidor de café adjacente são muito legíveis, se alguém se inclina o suficiente.
 
Não me importo com a desordem e confusão, enquanto princípios são cumpridos - um lugar para conhecer, ar condicionado que funciona, limpeza razoável e preço justo.

Na Índia, há uma concorrência feroz para tudo em qualquer caso - admissão às escolas, estacionamento, reservas ferroviários ou metrô. A maioria está acostumada a ficar presa em engarrafamentos. Muitos, portanto, gostam de uma mesa de café vazia, mesmo se for um pouco apertado. É uma conquista.
 
Casais jovens, que queiram conhecer melhor uns aos outros, obviamente, abundam nos cafés indianos. Eles são muito mais seguros aqui do que em locais públicos, como parques, onde podem ser perseguidos por policiais e vigilantes.
 
Ainda assim, cafés não fornecem a cobertura de arbustos e árvores em um parque ou até mesmo um pub encoberto, em caso de necessidade. Mas um romance imperturbável pode ser bom para os cafés, sem risco de ser agredido ou assaltado. Em vista das predominantes mentalidades conservadoras, os indianos fogem de intimidade física em público, embora bicadas rápidas nos cafés são comuns agora. Talvez haja alguns beijos também, apesar das luzes brilhantes.
 
Espero que isso aconteça logo.

Extraído de: Diário Agrícola

Fonte: Cenário MT - 19/2/2013

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.