22 de setembro de 2014

7 formas estranhas de beber café

Fonte: http://trendy.pt/ - 22/9/2014

O café é um vício e em Portugal a forma mais comum de o beber é a conhecida bica ou cimbalino. Há quem use açúcar e quem beba ao natural. Mas há formas mais originais de consumir este néctar negro.

Os hábitos em Portugal não são nada estranhos: há o café sem princípio, o pingado, o abatanado, o carioca, com natas ou o duplo. O consumo do café não tem nada de estranho associado, mas se começarmos a viajar pelo Mundo, há muito para descobrir. E algumas formas de consumo são mesmo estranhas, tendo em conta o nosso padrão.

1. Café Luwak

Também conhecido como café Civeta, este café é feito a partir do animal com o mesmo nome. Isto acontece porque o Civeta faz uma dieta à base de grãos de café, embora não os consiga digerir. Assim, o café sai intacto no meio das suas fezes, danado-lhe um sabor distinto. Este é também dos cafés mais caros do mundo: cerca de 900 a 1000 euros por quilo. Há outra variedade parecida, mas feita a partir de excrementos de elefante, na Tailândia.

2. Café com carvão

Continuamos na Indonésia, mais concretamente em Yogyakarta, onde o café é consumido com carvão vegetal, o chamado kopi joss. Depois de verter a bebida para uma chávena, é colocada uma pedra de carvão em brasa e açúcar.

3. Café com sal

Em Portugal é uma partida feita entre amigos, mas se estivesse na Sibéria, Turquia ou Etiópia (o berço do café), era considerada uma prática normal. O sal reduz o sabor amargo e acentua o sabor. Está na hora de começar a substituir o açúcar!

4. Café com queijo ou manteiga

Depois do Sal, por que não adicionar uma gordura ao café? Queijo e manteiga estão entre as preferências de peruanos, filandeses e etíopes. Em relação ao queijo, os peruanos (gouda ou edam) e os filandeses (leipäjuusto) mergulham-no no café e deixam os aromas misturarem-se. Já os etíopes, metem uma castanha de manteiga e mexem até que esta se dissolva.

5. Café com grãos de pimenta preta e especiarias

Se alguma vez for a Marrocos e o seu café estiver picante, não estranhe. Neste país do Norte de África é costume colocar grãos de pimenta preta no café. Mas não só: consoante a região, a sua bebida pode ser servida com canela, noz-moscada, cardamomo, cravo ou gengibre

6. Café com ovos

Alguns escandinavos misturam café moído com um ovo inteiro, onde até nem faltam as cascas. Esta mistura vai a ferver para depois de obter um café mais espesso e menos amargo. No Vietname, o ovo também entra na equação: o Cà Phe Trung leva gema de ovo e leite condensado.

7. Café com limão

Talvez a forma menos estranhas das formas mais estranhas de beber café, este hábito é comum na cidade brasileira de São Paulo e em alguma regiões de Itália, o país do lemoncello. O café com limão pode ser usado como mezinha para as dores de cabeça ou então para disfarçar o sabor de um café mal torrado.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.