28 de agosto de 2012

Universidades santistas discutem parceria com USP na Associação Comercial de Santos

Universidades santistas discutem parceria com USP na Associação Comercial de Santos

Representantes de universidades públicas e particulares discutiram uma parceria com o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA), da Universidade de São Paulo durante a Reunião da Câmara Setorial de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS). O encontro ocorreu na manhã de hoje, 28 de agosto de 2012, na sala de Reuniões do 1º andar da ACS, na Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico.

Durante o evento, os presentes puderam ouvir o representante do CEPEMA, Claudio Augusto Oller do Nascimento, que apresentou projetos e pesquisas com o objetivo de robustecimento da interação institucional com o Instituto de Ciência e Tecnologia baseados em Santos.

O coordenador da Câmara Setorial de Ensino, Edison Monteiro, explica que a reunião teve diversos assuntos em pauta, mas que o foco foi a análise da parceria entre as universidades santistas e a USP. "Foi um encontro excelente, visitaremos o CEPEMA em breve para concluir essa união entre as instituições".

A reitora da Universidade Santa Cecília, Silvia Teixeira Penteado, também enxergou no encontro novas perspectivas. "Foi uma reunião muito produtiva, todas as instituições estavam representadas e convergimos ideias para dar continuidade aos projetos. Visitaremos o CEPEMA e outras ações também serão agendadas".

Marcos Medina Leite, reitor da UniSantos, destacou que o trabalho em conjunto com a USP vai aprimorar o processo de formação do trabalhador na Baixada Santista. "As universidades formam pessoas de toda a região metropolitana de Santos, essa ação em conjunto facilitará para o estudante que sai da cidade para trabalhar em diversos outros lugares, inclusive, fora do País. Reuniões como essa são necessárias para entender a dinâmica do processo e como aprimora-lo".

Além da parceria com a USP, os presentes também discutiram métodos para que as universidades possam contribuir com a prefeitura para atrair seleções de futebol durante a Copa do Mundo de 2014. Para isso, o secretário de Esportes de Santos, Paulo Musa, convidou os representantes para firmar parceria com a secretaria e em uma reunião, ainda sem data definida, discutirão as linhas de trabalho a serem seguidas com o objetivo de tornar a cidade ainda mais atrativa para esse público.

Centro de Pesquisa Tecnológica em Petróleo e Gás da Baixada Santista

O andamento do processo de criação do Centro de Pesquisa Tecnológica em Petróleo e Gás da Baixada Santista, que tem o apoio das universidades e da Petrobrás, foi apresentado por Elisio Caetano, representante do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) do Rio de Janeiro.

Segundo Caetano, um dos objetivos do Cenpeg é estimular que Santos não seja apenas uma cidade do porto, mas de geração de conhecimento de petróleo e gás.

A expectativa é que o projeto seja entregue no 1º semestre de 2015.

 

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.