Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
Sob coordenação da Ouvidoria Municipal, a reunião teve como finalidade capacitar os profissionais que atuam na área de segurança, saúde e meio ambiente para entender como funciona o sistema que cadastra dados sobre a sustentabilidade.
Segundo a chefe do Departamento de Articulação da Prefeitura, Suzete Faustina dos Santos, o objetivo foi fazer com que as secretarias tenham no seu dia a dia a necessidade de saber quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável. “Precisamos observar de que forma podemos contribuir para atingir tudo aquilo que nos é proposto”.
Um sistema mais simples enxuto foi criado para o cadastro dessas informações. De acordo com o chefe do departamento da Ouvidoria e Transparência, Fabio Tatsubo, são 613 indicadores que falam de metas de sustentabilidade, de qualidade de vida e de qualificação da pobreza.
“São dados que acabam se cruzando. Primeiro, vamos preencher um sistema interno e depois vamos lançar esses dados a um sistema externo. A credibilidade dessas informações é muito importante, tanto que Santos já foi premiado durante três anos, de 2013 a 2015, pelos programas de Cidades Sustentáveis”.