08 de julho de 2013

"Fazemos questão de mostrar que o Brasil tem potencial para melhorar cada vez mais o café", afirma produtor da Fazenda Santana

"Fazemos questão de mostrar que o Brasil tem potencial para melhorar cada vez mais o café", afirma produtor da Fazenda Santana

O produtor João Guilherme de Moraes, da Fazenda Santana, em Santo Antônio do Jardim, no Interior do Estado de São Paulo, é um defensor da qualidade do café brasileiro. "Fazemos questão de mostrar que o Brasil tem potencial para melhorar cada vez mais o café", afirma o produtor. A declaração foi transmitida pelo classificador e degustador José Pinto Neto, da Stockler Comercial de Exportadora, exportadora que integra o Neumann Kaffee Group (NKG), durante visita dos 16 alunos japoneses, um espanhol e um brasileiro do 54.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), ocorrida na sexta-feira, 6 de julho de 2013.

A comitiva santista, liderada pelo professor Nilton Ribeiro, classificador e degustador de café da Stockler de Santos, foi recebida pelo administrador da Fazenda Santana, José Carlos Nogueira. A tradutora Sayoko Nakai fez a tradução do japonês para o português e vice-versa.

Antes da visita à fazenda, a delegação almoçou em Espírito Santo do Pinhal, onde foi recepcionada pelo gerente da Stockler na cidade, Mauricio Gomes Coelho.

A Fazenda Santana produz cerca de 3.200 sacas de café por ano. Nas terras da fazenda, cultiva as variedades bourbon, catuaí, icatu, icatu amarelo e mundo novo, com plantios de 1967 a 2010.

A Nestlé mantém parcerias com a Stockler e com a Fazenda Santana, para garantir a qualidade do café especial Nespresso.

Os alunos do Curso de Café conheceram os terreiros para secagem dos grãos de café, a máquina de secagem e o sistema de lavagem. Também viram o laboratório, onde são classificados os grãos e é degustada a bebida.

A visita à fazenda foi também acompanhada pelo classificador e degustador José Pinto Neto.

Após conhecerem a Fazenda Santana, os integrantes da comitiva foram ao escritório da Stockler em Espírito Santo do Pinhal, onde Mauricio Guedes Coelho e José Pinto Neto receberam os alunos e o professor do curso de café da Associação Comercial de Santos.

A Stockler tem como diretor geral Michael Timm, que é também presidente da Associação Comercial de Santos. Mais informações sobre a empresa no site: www.stocklerltda.com.br

Curso de Café da Associação Comercial de Santos

O 54.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos foi iniciado em 1.º de julho e transcorre até 25 de julho, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas.

Os instrutores são os classificadores e degustadores Nilton Ribeiro e Davi Antonio Pinto Teixeira.

O programa inclui visita a uma fazenda de café, que ocorreu na última sexta-feira - a Fazenda Santana, em Santo Antônio do Jardim. Também haverá visita a uma torrefadora, a da Mitsui Alimentos, na Capital. E ainda, visita à Dínamo, que tem armazéns em Santos com a estrutura para beneficiamento do produto.

Desde 1989

O curso da Associação Comercial de Santos teve início em 1989 e, além de atrair alunos de todo o Brasil, é reconhecido também pelos principais países consumidores. Tanto que no mês de julho de cada ano vêm profissionais do Japão para participar.

As aulas teóricas e práticas de classificação e degustação são realizadas na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar, no Centro Histórico.

O curso oferece a oportunidade de acompanhar todo o processo do grão - desde a produção até a estufagem para exportação.

Os alunos passam por aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

Especialistas sobre o mercado do café e sobre sustentabilidade no agronegócio cafeeiro são convidados para fazer explanações aos alunos.

O programa inclui ainda visitas a uma fazenda de café, a um armazém de beneficiamento no porto e a uma indústria de torrefação.

Ao final, os alunos aprovados recebem, além do certificado, a carteira de classificador de café emitida pela Associação Comercial de Santos e uma colher de prova.

As taxas de matrícula são as seguintes: R$ 800,00 para alunos que comprovem vínculo empregatício com empresas associadas da Associação Comercial de Santos; e R$ 1.500,00 para não associados e estrangeiros.

A Associação Comercial de Santos promove o Curso de Classificação e Degustação de Café nos meses de março, maio, julho, setembro e novembro de cada ano.

As próximas edições do curso serão: de 2 a 26 de setembro e de 4 a 28 de novembro.

Se não for formada turma em uma edição, os interessados podem fazer reserva para a seguinte.

As inscrições devem ser feitas diretamente na Secretaria da Associação Comercial de Santos, no 2.º andar, com Karina Simões.

O interessado terá a matrícula confirmada apenas após o pagamento - que deve ser feito até o dia 20 do mês anterior ao da realização do curso - e assinatura do termo de compromisso.

O participante deve ter idade mínima de 18 anos e apresentar: cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado, cópia da carteira de identidade ou, no caso de estrangeiros, cópia do passaporte, além de duas fotos 3x4.

A documentação deve ser entregue na sede da Associação Comercial de Santos antes do início de cada curso.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220.

Alunos do 54.º Curso de Café da ACS

Eis os alunos inscritos para o 54.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

Companhia Iguaçu de Café Solúvel:
Yasunori Ojima
Satoshi Tokita
Tomohito Yoneda

MC Coffee do Brasil:
Takeshi Kajihi
Takashi Warikata
Ryosuke Kataoka

Kasho Santos:
Kenji Kawaguchi
Kazutane Nagano
Kei Akaho
Minoru Wakai
Shingo Matsumoto
Sodo Hiraoka

Mitsui Alimentos:
Taihei Jikuya

UCC Ueshima Coffee do Brasil:
Yasuaki Kimura
Tsuneo Yamada
Kayo Ito

Union Trading:
Adrian Iglesias Fontecha

Armajaro Agri-Commodities do Brasil:
André Luiz de Siqueira

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.