Evento, que ocorre nesta quarta (4) e quinta-feira (5) no Sofitel Jequitimar, em Guarujá, reúne 347 pessoas, de 14 países
Acompanhado do vice-governador do Estado de São Paulo, Marcio França, o presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Roberto Clemente Santini, abriu nesta quarta-feira (4) o 21º Seminário Internacional de Café de Santos. O evento, que termina nesta quinta-feira (5) no Sofitel Jequitimar, em Guarujá, reúne 347 pessoas, de 14 países.
Durante seu discurso, o presidente da ACS apresentou o resultado do agronegócio brasileiro em 2015, cujo volume atingiu um incremento de 15,9 %, registrando movimento recorde de 163,3 milhões de toneladas e demonstrando o vigor do setor agrícola brasileiro. “E os números para a safra 16/17 são extremamente positivos”.
Na ocasião, também foi apresentado o número de embarques de café pelo Porto de Santos, que somou 7,39 milhões de sacas de 60 kgs nos primeiros três meses deste ano, o que torna o Brasil o principal produtor de café do mundo e mostra que é pelo Porto de Santos que embarca a maior parte do café brasileiro.
O vice-governador do Estado de São Paulo, Marcio França, falou, durante a abertura, que o exemplo do café deve ser seguido. “Assim como o exemplo do agronegócio, o do café deve ser seguido, pois mesmo na crise, continuou por cima. Há quase 20 anos se formou um consórcio de pesquisa de café, que originou tudo o que se fez pelo avanço tecnológico, pesquisa e produção do grão, que aumentou quase 500% em produtividade por hectare, o que é um mérito”.
Estiveram presentes também a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito; o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa; o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini; além de autoridades e diretores da Associação Comercial de Santos.
Palestras
Após a abertura, a primeira palestra ministrada teve o tema “Novos Rumos para o Mercado de Café por INTL FCStone”, com o vice- presidente executivo da INTL FCStone, Albert Scalla.
Na sequência, Giuseppe Lavazza, vice-presidente da Luigi Lavazza S.p.A., apresentou a palestra “Brazilian Coffee – Consumption in Italy and the Brazilian Internal Market - A Future Vision”.
A penúltima palestra desse primeiro dia foi apresentada por Katariina Aho, sourcing director da Paulig, com o tema “Insights About Consumer Coffee Needs - Black Water or New Wine?”.
E, por fim, Pedro Lima, presidente do Grupo 3 corações, falou sobre a visão do mercado interno brasileiro.
O seminário continua nesta quinta-feira, a partir das 9 horas, no Sofitel Jequitimar, que fica na Av. Marjori Prado, 1100 - Praia de Pernambuco.
Confira a programação:
9h00
O Futuro da Economia
Palestrante: Delfim Netto, Ex-ministro da Fazenda, Planejamento e Agricultura
Moderador: Marcio Calves, Diretor Executivo, Associação Comercial de Santos
10h00
Palestra: Mercado de Café no Japão
Palestrante: Yujiro Takei, Diretor, Kanematsu América do Sul
Moderador: Joaquim Libânio, Comitê Organizador do Seminário 2016
10h30
Coffee Break
10h45
Palestra: Coffee Consumption in the USA
Palestrante: Carl Leonard, Vice President of Green Coffee and Tea Department, Community Coffee Company, LLC.
Moderador: John Wolthers, Comitê Organizador do Seminário 2016
11h30
Palestra: World Coffee Supply X Demand
Palestrante: Neil Rosser, Head of Coffee Research, Armajaro Research Ltd - London
Moderador: Evelyse Lopes, Comitê Organizador do Seminário 2016
Tarde livre
19h00
Jantar de Encerramento (Traje: Passeio)
*A programação poderá sofrer alterações.
SERVIÇO:
Data: 4 e 5 de maio
Local: Sofitel Jequitimar, à Av. Marjori Prado, 1100 - Praia de Pernambuco