24 de junho de 2019

Seminário Porto & Mar: Autoridades defendem privatização do Porto e Doria diz que licença da ponte sai em oito meses

Seminário Porto & Mar: Autoridades defendem privatização do Porto e Doria diz que licença da ponte sai em oito meses

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

A Privatização do Porto de Santos e o prazo de oito meses para que o licenciamento ambiental da obra da ponte que ligará as duas margens do Porto de Santos seja concluído, esses foram os dois assuntos tratados por autoridades que participaram da abertura do Porto & Mar - Seminário A Tribuna para o Desenvolvimento do Porto de Santos, na noite desta segunda-feira (24). O evento ocorreu no Sheraton Hotel, em Santos.

Entre políticos e autoridades, um dos destaques da noite foi a presença do governador de São Paulo João Doria. O governador falou da importância da privatização tanto no Porto de Santos como nos serviços de travessias de balsas entre Santos e Guarujá.


"Para que o Porto de Santos seja de primeiro mundo, ele precisa ser privatizado por aqueles que podem pagar por isso e podem investir por aprimoramento. Isso aumentará a capacidade do Porto, melhorando o seu calado e oferecendo condições e facilidades competitivas para a exportação brasileira".

Com relação às travessias de balsas, o governador também enfatizou a privatização. "A solução definitiva para atenuar o uso das balsas é a ponte que vai ligar Santos ao Guarujá. A nossa posição é de defesa da ponte, o projeto está pronto. Nós conseguimos a licença ambiental em oito meses e já temos um investidor: a própria concessionária da Rodovia dos Imigrantes. A companhia já aceitou fazer um investimento para a implementação desta ponte. Sem dinheiro público, com investimento privado, fazendo disso uma obra de primeiro mundo, de forma mais eficiente e mais rápida".

Abertura

Em seu discurso de abertura, o presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), também presidente do Grupo Tribuna, Roberto Clemente Santini, ressaltou a importância do evento e da comunidade portuária estar reunida, mais uma vez, para debater o Porto de Santos e o seu desenvolvimento. "Muitos foram os temas debatidos ao longo dos últimos anos, como perimetrais, agendamentos de caminhões, licenciamento ambiental e, principalmente, descentralização das decisões".

Outro alerta dado pelo presidente da ACS ao governador do Estado, João Doria, foi que as cidades e o Porto têm que crescer juntos. "Acreditamos que é fundamental a construção de uma ligação seca entre as margens direita e esquerda do Porto, beneficiando diretamente o Porto, a população e as cidades, assim como o fluxo de caminhões, veículos de passeio e o turismo. O Porto de Santos é uma instituição do Brasil, reconhecida no mundo inteiro". 

O objetivo do evento é preparar a comunidade portuária para os próximos desafios do setor. Inovação tecnológica, modelos de gestão, concessão dos acessos aos portos além de acordos de facilitação do comércio são alguns dos pontos que serão discutidos durante o evento.

Gestão portuária, tecnologia e mobilidade

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, parabenizou a iniciativa do Grupo Tribuna e destacou três temas importantes que devem ser levados em consideração no seminário: o modelo de gestão portuária, a inovação tecnológica e os novos acessos à cidade de Santos.

"O grande desafio é o modelo de gestão portuária. Na minha opinião, todos os problemas do Porto são decorrentes exatamente do modelo de gestão que o Brasil adota para gerir os seus portos. Todos nós sabemos que é algo ultrapassado. Enquanto o mundo inteiro pratica a descentralização, o Brasil fortalece a centralização: Brasília. O Brasil tem que ouvir quem faz mais no dia a dia dos portos e dos municípios. Esse tema de descentralização, onde a participação da inciativa privada seja preponderante para ter mais agilidade e mais eficiência e também que os municípios e o poder publico possam ser ouvidos.

Além do modelo de gestão, o prefeito destacou a inovação tecnológica. "Santos está se preparando para essa questão. Em parceria com o Governo do Estado, o Parque Tecnológico do Município será concluído no final deste ano, onde teremos laboratório de logística, mobilidade, e um espaço para realizar simulações para diversas atividades portuárias.”

E o terceiro e último tema levantado pelo prefeito são os novos acessos à cidade e ao Porto. "Hoje, temos a maior obra viária da história de Santos sendo executada. Serão quatro novos viadutos, com novo acesso à cidade e ao Porto, uma ponte, e mais de R$ 700 milhões investidos pelo município. Vale destacar, que a concessionária está cumprindo rigorosamente seu prazo na obra. No ano que vem, teremos uma nova realidade de acesso à Cidade".

Codesp

O presidente da Codesp, Casemiro Tercio Carvalho, falou da importância do seminário em atualizar os assuntos portuários que giram em torno de Santos.

"Com uma nova gestão, com uma nova proposta, é preciso olhar para dentro da empresa e buscar saúde financeira, governança corporativa. Enfim, deixar de ser o maior Porto para ser o melhor. Discutir a relação do mercado, a questão do preço, a qualidade dos serviços e concessões, e por último, como trazer a iniciativa privada para dentro do Porto de Santos. Esses assuntos serão discutidos nesses dois dias aqui no Porto & Mar".


Outro tema abordado por Tercio foi um parecer jurídico sobre a viabilidade da inclusão das avenidas perimetrais no contrato de concessão do Sistema Anchieta-Imigrantes, firmado pelo Estado com a Ecovias. “A ideia é que, assim, possa ser discutida a possibilidade da construção de um túnel submerso entre Santos e Guarujá.”

Ministério da Infraestrutura

Para o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários substituto, Fábio Lavor, não há lugar melhor do que a região de Santos para discutir o setor portuário brasileiro. "A gente sabe que Santos tem o maior Porto da América Latina. O presidente da Codesp já falou dos principais números do complexo portuário e a nossa ideia é mostrar para todo mundo que temos condições de fazer de maneira eficiente, com custo reduzido e com logística de fazer inveja a qualquer país do Primeiro Mundo".

"O nosso ministro tem trabalhado na melhor distribuição de nossa matriz modal. A gente tem hoje uma concentração muito grande de transporte do modal rodoviário. A nossa ideia é ter uma maior participação do sistema ferroviário, hidroviário e da cabotagem. Isso é importante para o país. Nessa linha, a gente sabe que não basta somente planejar, projetar, conversar. A gente sabe que a parceria com o setor privado é importantíssima, isso é imprescindível. Para isso, o setor precisa de regras claras, segurança jurídica e de um modelo regulatório claro".

 O Seminário Porto & Mar continua nesta terça-feira (25), no mesmo local, a partir das 8h30.

Confira a programação desta terça-feira (25):

8h30 - Credenciamento

9h30 - Painel 1: Modelo de gestão: a nova autoridade portuária

Os planos para a abertura de capital da Codesp; O que o mercado espera do futuro porto de Santos; As oportunidades para a iniciativa privada; O futuro sistema tarifário da Codesp.
Debatedores:
- FÁBIO LAVOR TEIXEIRA - Diretor de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias do Ministério da Infraestrutura;
- MÁRIO POVIA - Diretor da Antaq;
- WILLEN MANTELLI - Consultor da Anut;
- SERGIO AQUINO - Presidente da Fenop;
- KARLA BERTOCCO - Diretora de Governos e Infraestrutra do BNDES Logística;
- PAULO VICENTE DOS SANTOS ALVES - Professor da Fundação D. Cabral.

10h30 - Coffee-Break

11h -
Painel 2: Inovação tecnológica no Porto e novas cadeias de negócios
Sistemas de automatização no Cais Santista; O novo mercado de trabalho do Porto de Santos; A formação da nova mão de obra portuária; O papel das startups em um smart port.

Debatedores:
- CASEMIRO TÉRCIO CARVALHO - Presidente da Codesp;
- GUSTAVO TELLES - Paragon Decision Science;
- ANTONIO CARLOS SEPULVEDA - CEO da Santos Brasil;
- LUIZ AUGUSTO DE SOUZA FERREIRA - Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial;
- Representante da BTP.

12h30 - Almoço

14h - Painel 3 - Modelo de gestão: a concessão dos acessos ao Porto de Santos

Os processos de concessão da gestão do sistema rodoviário e do canal de navegação; Os próximos gargalos de acesso do Porto de Santos; Os acessos à Baixada Santista e ao Porto: os acessos ferroviários ao cais e a ligação planalto-planície.

Debatedores:
- DANILO DE MORAIS VERAS - Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação da Codesp;
- JESUALDO CONCEIÇÃO DA SILVA - Diretor-Presidente da ABTP;
- GUILHERME PENIN - Diretor de Relações Institucionais da Rumo Logística;
- BRUNO ROCHA - Presidente Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima;
- CARLOS ANTONIO CAVALCANTI - Diretor do Deinfra – Fiesp;
- PAULO ODA - Secretaria Estadual de Logística e Transportes.

15h30 - Coffee-Break

16h - Painel 4 - O acordo de facilitação do comércio e os impactos nos portos

Os reflexos do acordo de facilitação do comércio nas operações portuárias; Maior agilidade na liberação das cargas; Autoridades do setor portuário integradas: desafios e oportunidades.

Debatedores:
- NIVIO PERES DOS SANTOS - Presidente da Feaduaneiros;
- ANGELINO CAPUTO E OLIVEIRA - Diretor Executivo da ABTRA;
- YANA DUMARESQ SOBRAL ALVES - Secretária especial adjunta de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia;
- MAGALI MENEZES - Diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Fiesp;
- MARCOS VINICIUS PONTES - Subsecretário de Adm. Aduaneira da Receita Federal.

17h30 - Palestra de Encerramento

 

 

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