23 de junho de 2015

Palestra sobre José Bonifácio é apresentada na Associação Comercial de Santos a alunos de escola municipal

Palestra sobre José Bonifácio é apresentada na Associação Comercial de Santos a alunos de escola municipal

Uma palestra sobre José Bonifácio de Andrada e Silva foi apresentada a estudantes do 4.º ano do Ensino Fundamental da Unidade Municipal de Ensino José Bonifácio, na manhã desta terça-feira, 23 de junho de 2015, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

A UME José Bonifácio, que homenageia o Patriarca da Independência, fica na Avenida Conselheiro Nébias, 219, na Vila Mathias.

A exposição foi feita pelo pesquisador José Dionísio de Almeida, da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams) a 16 alunos da UME José Bonifácio, coordenados pela professora Rosângela Rodrigues Lage.

A apresentação faz parte do programa Centro Vivo, da Secretaria de Educação (Seduc) de Santos, que neste neste mês de junho homenageia José Bonifácio, que nasceu em 13 de junho de 1763, em Santos (SP), e faleceu em 6 de abril de 1838, em Niterói (RJ).

A atividade é desenvolvida pela Seduc em parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos, Rotary Club e Soroptimist Internacional Santos Ponta da Praia.

O programa sobre José Bonifácio é coordenado por Adriana Negreiros, da Seção de Projetos (Seprod) da Seduc, que afirmou que, neste mês de junho, a proposta é envolver o nome de José Bonifácio, para celebrar a data de nascimento do Patriarca da Independência. A expectativa é que, em setembro, o programa tenha continuidade, para comemorar a Independência.

O projeto é realizado em parceria também com o Movimento Pró-Memória de José Bonifácio, liderado por Arlindo Salgueiro. O Rotary conta com a participação de Marlene Zamariolli, Terezinha Calçada Bastos e Hortênsia Benetti nas atividades.

Antes da palestra, foi exibido um vídeo de 5 minutos sobre a vida de José Bonifácio, da TV Câmara, como forma de introduzir o assunto para os alunos.

Dionísio de Almeida disse que José Bonifácio foi personagem de grande importância histórica para o Brasil, não se envolvendo apenas na Independência. Bonifácio, por exemplo, era contra a escravidão e propôs o fim gradual - e deu o exemplo, libertando cerca de 200 escravos que mantinha no sítio na área chamada de Outeirinhos, onde hoje está o Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, da Concais.

O Patriarca da Independência também se posicionou a favor das mulheres e dos índios e também de uma reforma agrária.

"Enfim", afirmou o pesquisador da Fams, "foi um homem à frente do seu tempo".

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.