09 de maio de 2023

ONU inicia pelo Brasil ciclo de 2023 de workshops sobre o III Relatório Global do Estado do Oceano

Fonte: Assessoria MCTI e ACS

O Brasil sedia, a partir desta quarta-feira (10), a primeira oficina de 2023 promovida pela Divisão de Assuntos Marítimos e Direito do Mar das Nações Unidas (DOALOS, na sigla em inglês). Cerca de 80 especialistas de 27 países estarão no Auditório da Associação Comercial de Santos para contribuir com a produção do III Relatório Global do Estado do Oceano (World Ocean Assessment III), que será lançado em 2025.

O Relatório Global do Estado do Oceano é produzido a cada cinco anos e é a principal fonte referencial da ONU com informações científicas sobre o ambiente marinho global. A próxima edição fornecerá uma visão integrada e atualizada sobre o estado do oceano, considerando os três pilares do desenvolvimento sustentável em nível global: econômico, social e ambiental.

Ao longo de duas semanas, os especialistas se concentrarão em debater questões relacionadas ao Atlântico Sul e Caribe, desenvolver capacidades para fortalecer a interface entre ciência e política. Pela primeira vez, o relatório também detalhará informações e abordagens que podem ser utilizadas pelos tomadores de decisão na busca pela sustentabilidade, conservação e restauração do oceano

A mesa de abertura do Workshop sobre o Atlântico Sul e Caribe contará com a participação do representante da DOALOS de Nova Iorque, Francois Bailet; do co-coordenador do Grupo de Especialistas do Processo Regular das Nações Unidas para Relatório Global do Estado do Ambiente Marinho, Roberto de Pinho; e do diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Osvaldo Moraes.

A oficina é restrita aos inscritos.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.