A Associação Comercial de Santos lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Sr. José Moreira da Silva, que foi presidente da nossa Associação de 1993 a 2009.
Em nome de toda diretoria e associados manifestamos sinceras condolências aos familiares e amigos.
O velório será nesta segunda-feira (22), a partir das 9h, na Santa Casa de Santos (sala 01), e o enterro está marcado para as 17h, no Cemitério Municipal de São Vicente.
Histórico
O PREDIDENTE DE MAIOR MANDATO
Entre todos os mandatários da Associação Comercial de Santos, ninguém superou o empresário do café José Moreira da Silva na quantidade de tempo como presidente da entidade. Foram dezesseis anos (1993/2009) dedicados ao comando da ACS, onde liderou e testemunhou uma verdadeira revolução no mercado e no modo de operação da entidade.
Moreira criou as Câmaras Setoriais, que sucederam os departamentos; instituiu a ACS Jovem; implantou todo o sistema informatizado da Associação Comercial, ajudou na criação da Associação Centro Vivo; participou do movimento que fundiu a Associação Brasileira dos Exportadores de Café (Abecafé) e a Federação Brasileira dos Exportadores de Café (Febec), dando origem ao Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), inclusive obtendo uma cadeira no Conselho da entidade; resgatou os Seminários do Café, organizando seis edições e tornando o evento em um dos mais importantes do setor no mundo; abriu espaços para o BNDES e Receita Federal criarem postos dentro da ACS e brigou pela Praça de Santos em todas as esferas possíveis, tramitando entre governadores (Fleury, Covas, Alckmin, Lembo e José Serra) e presidentes (Itamar Franco, Fernando Henriques e Lula). Enfim, marcou sua trajetória de forma indelével.
Pela sua histórica na entidade, José Moreira foi homenageado na edição do nosso livro de 150 anos, lançada em dezembro do ano passado.