05 de fevereiro de 2024

Movimento ODS Santos 2030 conscientiza jovens aprendizes

O Movimento ODS Santos 2030 iniciou, na quarta-feira (31), uma série de palestras de conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para os mais de 600 jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A ONG é signatária da iniciativa criada pela Associação Comercial de Santos (ACS), em parceria com a Prefeitura.

As nove sessões, ministradas por representantes do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), acontecem em todos os dias úteis até terça-feira (6), às 9h e às 14h, na Universidade Santa Cecília (Unisanta). A exceção é esta sexta-feira (2), que não terá palestra no período da tarde.

A apresentação utilizada, intitulada de ‘Por que tudo começa com você?’, mostra os desafios contemporâneos criados pelos seres humanos como aquecimento global, desigualdade social, extrema pobreza, escassez de recursos naturais, entre outros. Além disso, elucida como a Agenda 2030 orienta a criação de planos de ação, integrados e transversais, reunindo todos os setores da sociedade, assim como o implementado em Santos.

A coordenadora do Comitê de Sustentabilidade da ACS, Andréa Ribeiro, destaca que o protagonismo jovem é fundamental, pois o desenvolvimento sustentável é garantir os recursos naturais para as gerações futuras. “Ter a juventude protagonista e trabalhando em ações do Movimento ODS Santos 2030 é unir esforços, agregando os sonhos e a energia desses jovens para alcançar as metas propostas pela ONU”.

De forma lúdica, os jovens da tarde de quarta também conheceram o conceito de greenwashing, ou lavagem verde, em português. A prática consiste em estratégias de publicidade enganosas sobre virtudes ambientalistas e inclusivas.

Na atividade, os aprendizes, divididos em grupos de seis a oito pessoas, pesquisaram hotéis com propagandas desse tipo, investigando se o que era vendido pelo site estava realmente validado por órgãos fiscalizadores.

Representando o Depods, Bruno Valdevino explica que “é essencial para que quem participe da atividade veja que tem um papel essencial e individual na busca desses objetivos. Os ODS são de toda a sociedade e só serão atingidos se todos trabalharem juntos”.

A atividade prática fez Paula Germano, de 19 anos, refletir que atitudes simples podem contribuir com a diminuição dos problemas atuais, como o consumismo desenfreado. “É muito importante pesquisar e pensar antes de comprar algo, consumimos muitas coisas sem necessidade. Acho que a partir do momento que mudarmos internamente, conseguiremos ser mais sustentáveis”.

Com uma visão amplificada sobre a Agenda 2030, Camile Silva, 18, defende que o tema deve estar enraizado na consciência de todos, incluindo a nova geração, que tem diversos recursos para acessar a informação.

“Sempre pensei que era relacionado apenas à natureza. Não sabia que englobava tanta coisa como a gente aprendeu hoje”, conta. “Nessa situação em que o nosso planeta está, acho que seria muito útil aprendermos, desde novos, sobre os ODS e onde eles se aplicam”.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.