A reunião conjunta das Câmaras Setoriais de Cooperativas de Café, dos Exportadores de Café e Café Solúvel da ACS realizada na última quarta-feira, 20/02, foi marcada, mais uma vez, pelas atualizações climáticas apresentadas por Nadiara Pereira, meteorologista do Climatempo.
Os índices de volumes de chuvas permanecem concentrados na metade norte do Brasil. Nesta semana, há risco iminente de invernada, e possíveis danos em lavouras decorrentes do excesso de chuva podem ocorrer no Espírito Santo, Cerrado Mineiro e Bahia.
No que tange ao centro-sul, as lavouras de soja foram impactadas no desenvolvimento final devido à onda de calor, resultando no encurtamento do ciclo da cultura e, consequentemente, afetando diretamente o rendimento. Este cenário é especialmente observado no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Adicionalmente, a fase inicial do milho da segunda safra também pode sofrer danos.
Concluindo a análise das temperaturas e índices, Nadiara informou que, no mês de março, as chuvas tendem a persistir acima da média sobre as áreas produtoras da metade norte do Brasil, sendo possível uma redução acentuada somente a partir de abril.