07 de maio de 2020

Mauro Sammarco participa de live sobre Coronavírus e fala de nova pesquisa sobre a doença

Mauro Sammarco participa de live sobre Coronavírus e fala de nova pesquisa sobre a doença

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

O presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Mauro Sammarco, participou da live da Região em Pauta, do Grupo Tribuna, na tarde desta quinta-feira (7), que teve como tema "Santos contra o Coronavírus".

Em sua apresentação, Sammarco falou de importantes frentes de trabalho criadas nas áreas de saúde, construção civil e social, para ajudar a Cidade no abastecimento de máscaras e respiradores e facilitar a reforma de espaços que possam ser utilizados para assistência à população.

"Ajudamos no término das obras de equipamentos importantes da cidade como a UPA da Zona Leste. E, foi por meio da Associação Comercial de Santos, que se teve a ideia de aplicar os testes por amostragem  e iniciar a pesquisa científica que vai identificar o percentual de pessoas que moram na Baixada Santista e que já tiveram contato com o novo coronavírus.

Além disso, o presidente da ACS lembrou que Santos pode ser a cidade pioneira para receber os respiradores que estão em fase de estes pela USP.

Uma outra frente de trabalho, citada por Sammarco, foi a doação de cestas básicas para famílias carentes.


Nova pesquisa

Sammarco também chamou atenção para ampliar o debate científico no que diz respeito ao Coronavírus. Ele explicou que ACS está em contato com Samy Dana, economista e professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Junto com sua equipe, que conta, dentre outros, com o matemático e estatístico Alexandre Simas, ele tem provado, por meio de pesquisas, que os modelos que previram o número de mortes pela Covid-19 no Brasil e no mundo estão equivocados.

São coautores do documento José Gallucci, mestre em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e Bruno Filardi, MD-PHD do Instituto de Câncer do Brasil.

Os especialistas acreditam que os critérios usados para estimar as mortes inflaram o resultado final, em números absolutos. Isso por que os cálculos não levaram em conta a quantidade de casos subnotificados da doença.

Outro problema, apontado pelos pesquisadores, é quando se aplicam dados estatísticos europeus no Brasil para fazer previsões sobre o impacto da pandemia, já que a faixa etária e o número de leitos no país são bem diferentes dos países do Velho Continente.

Segundo o estudo, estes dois fatores fazem com que a taxa de letalidade no Brasil seja bem menor que em diversos países da Europa.

Por isso, Sammarco convidou o médico infectologista Marcos Caseiro a participar de uma reunião com Samy Dana na próxima semana para ver se a pesquisa pode ser aplicada na região de Santos.

Também participaram da Live  o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Omar Assaf , o médico infectologista, Marcos Caseiro e do presidente do Grupo Mendes, Paulo Mendes .


Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.