12 de julho de 2017

Palestra na ACS - TCP Latam fala sobre recuperação de empresas em época de crise e diz que estratégia é a melhor saída

Palestra na ACS - TCP Latam fala sobre recuperação de empresas em época de crise e diz que estratégia é a melhor saída

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

Diretores da TCP Latam ministraram, na tarde desta quarta-feira (12), palestras sobre economia e recuperação de empresas em épocas de crise para empresários e associados à Associação Comercial de Santos (ACS). Segundo eles, a saída para voltar a crescer é a estratégia.

O evento foi realizado no auditório da TV Tribuna, em razão da obra de modernização que ocorre na sede da ACS desde dezembro do ano passado. Estiveram presentes os diretores da ACS Fabrício Julião, Pedro Veras e Marcio Calves.

 

No início, o conselheiro da TCP Latam, Marcilio de Andrade, apresentou a empresa. “Somos especializados na gestão de ativos, voltados para reestruturações financeira e operacional. Temos conexões no Brasil e fora, escritórios na América do Sul e condições de fazer a reestruturação financeira de empresas de toda essa região, incluindo ou não investidores internacionais, conforme necessário”.

 

Na sequência, o diretor de investimentos e estudos econômicos da TCP Latam, Ricardo Jacomassi, falou sobre as tendências para a Baixada Santista.

“Mostramos o contexto econômico e o que enxergamos de futuro para nossa economia. Abordamos a parte comercial, falamos sobre as tendências para a região, o potencial dela, até porque a Baixada Santista representa hoje, consolidada, a 13ª economia do País. Então, achamos importante o empresário ter essa visão da infraestrutura e dos setores imobiliário e portuário”.

Segundo ele, “a previsão da Latam é que a retomada seja de 0,5% acima do PIB (Produto Interno Bruto) para 2017 e acreditamos em um PIB próximo a três para 2018, no contexto em que a reforma trabalhista ajudará a reduzir o contingente de 14 milhões de desempregados, que é o grande limitador para a retomada. Se tem desemprego em alta, tem redução do consumo”.

 

Por fim, ele falou que a saída para driblar esse grande desafio, que é a crise, é a estratégia. “Hoje, 80 % das empresas têm algum desafio em ganho de performance e melhoria na gestão. Elas não fizeram profissionalização, não olharam com cuidado a parte financeira. Muitas estão paradas e se você não faz processos de melhoria de performance e não olha qual será o futuro do sucessor, isso trava a transição”.

O último palestrante, o diretor de investimentos da TCP Latam, Paulo Pires, apresentou técnicas de gestão que são aplicadas ao redor do mundo.

“Em épocas de crise temos que olhar pra dentro. Por isso, viemos ajudar o empresário a implementar  mudanças necessárias para que ele se recupere e para que esteja forte para voltar a ter crédito e voltar aos investimentos. Nesse momento, o grande desafio é descobrir como sobreviver à crise e chegar ao outro lado dessa tempestade com condições de voltar a crescer. Nossa mensagem é de esperança, porque existe jeito sim”.

 

 

 

 

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.