Os participantes do programa ‘Jovens Embaixadores do Clima’ realizaram, na última sexta-feira (19), uma visita técnica às instalações da agência marítima Unimar, associada da ACS e reconhecida internacionalmente por suas práticas sustentáveis. Durante a atividade, eles conheceram parte do universo da empresa, participaram de palestras informativas sobre o funcionamento interno e percorreram todos os setores.
O intuito da visita foi apresentar aos jovens os conceitos ESG (Environmental, Social and Governance ou, em português, ambiental, social e governança) implementados pela companhia. Esta agenda incentiva as empresas a adotarem boas práticas conceituadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Uma das medidas apresentadas aos jovens foi o sistema de água de reúso. A companhia captura água da chuva, filtra e a reutiliza em suas operações, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos. Apenas em 2023, esse sistema permitiu uma economia de 160m³ de água. A Unimar também se destaca na gestão de resíduos. No mesmo ano, a agência marítima coletou e reciclou 2,22 mil kg de lixo eletrônico, além de recolher mais de 37 mil unidades de lacres.
A coordenadora de processos da Unimar, Fabiana Gonçalves, celebrou a oportunidade de apresentar as práticas ESG da companhia ao grupo. “Foi muito gratificante receber a visita dos jovens, pois reforça nosso compromisso, enquanto empresa, de fortalecer a relação porto-Cidade. O nosso objetivo é levar adiante as temáticas de sustentabilidade para as futuras gerações”.
Para Vitória Malafati, estudante de jornalismo e integrante do ‘Jovens Repórteres do Clima’, que acompanha as ações do ‘Jovens Embaixadores’, a experiência foi enriquecedora. “Pude ver na prática como podemos incluir o que aprendemos durante o curso nas empresas em que vamos trabalhar, bem como dentro de nossas casas”.
EMBAIXADORES DO CLIMA
O programa ‘Jovens Embaixadores do Clima’, promovido pelo Movimento ODS Santos 2030, prevê 17 capacitações, distribuídas aos sábados até 11 de maio. Ao término, os 30 participantes terão 20 dias para elaborar um projeto de impacto local, como se fosse um TCC prático. Os que concluírem serão diplomados como ‘Embaixadores pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030’, tornando-se multiplicadores de pautas sustentáveis e mentores para as próximas turmas.
Já os 12 selecionados para o ‘Jovens Repórteres do Clima’ têm o papel de acompanhar e divulgar as atividades realizadas na iniciativa. Ao final, eles serão diplomados como ‘Jovens Repórteres pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030’.
REALIZAÇÃO
O Movimento ODS Santos 2030 é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santos e a Associação Comercial de Santos (ACS). Enquanto o ‘Jovens Embaixadores do Clima’ e o ‘Jovens Repórteres do Clima’ são uma realização do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), Coordenadoria de Políticas para Infância e Juventude (Cojuv/Semulher), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) e Conselho Municipal da Juventude de Santos (CMJ). São parceiros no projeto a ACS Jovem, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), clubes de Rotaract de Santos, Santos Porto e Santos Gonzaga, Conselho Municipal da Juventude de Santos (CMJ), Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), Inove - Diálogo Jovem, Instituto Devir Educom, Politize!/Mapa Educação/Instituto Oiti, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Unesco Youth Advisory Board, Unimar Agenciamentos Marítimos Ltda. e Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz).
Texto por Raphael Marques, participante do Jovens Repórteres do Clima