17 de agosto de 2026

Jovens conhecem de perto a cadeia do café em atividade na Associação Comercial de Santos

Na manhã desta segunda-feira (17), cerca de 42 alunos do CAMPS de Santos estiveram na sede da Associação Comercial de Santos (ACS) para conhecer de perto o universo do café, desde sua importância histórica e econômica para a cidade até as diferentes atividades e oportunidades profissionais que fazem parte da cadeia produtiva.

A atividade marcou o início do projeto “Vivenciando a Prática do Café”, que segue até sexta-feira (21), com a participação de novos grupos de estudantes ao longo da semana.

A proposta é aproximar estudantes do ensino médio da realidade do agronegócio e mostrar, na prática, a diversidade de atividades e oportunidades profissionais existentes no setor cafeeiro.

Logo no início da programação, os jovens conheceram mais sobre a relação histórica e econômica entre o café, o Porto e a cidade de Santos. Ao longo da manhã, o conteúdo conectou essa trajetória à realidade atual do setor, mostrando que a cadeia cafeeira envolve muito mais do que o produto que chega à xícara.

“O café é, depois da água, uma das bebidas mais consumidas no mundo e faz parte de uma cadeia muito rica. O Brasil tem uma tradição enorme no setor e é reconhecido internacionalmente pela qualidade, pela diversidade e também pelas práticas de sustentabilidade. Por isso, é importante apresentar esse universo aos jovens, para que eles enxerguem as oportunidades existentes e, quem sabe, venham a se tornar grandes profissionais da área”, afirma Eduardo Lopes, gerente executivo da ACS.

Um dos momentos da atividade foi dedicado à classificação do café. Os participantes puderam conhecer uma área técnica da cadeia e entender como as características dos grãos são avaliadas no mercado.

A programação também abriu espaço para perguntas, curiosidades e conversas sobre as profissões ligadas ao café, ampliando a percepção dos estudantes sobre as diferentes áreas e especialidades que movimentam o setor.

“Esse projeto começou há dois anos com a proposta de apresentar aos jovens um universo que, muitas vezes, ainda é pouco conhecido por eles. Queremos mostrar a importância do agronegócio para a economia, explicar como funciona a cadeia do café e, ao mesmo tempo, ampliar o olhar desses estudantes para as diferentes profissões e oportunidades que existem no setor”, afirma Aline Gonzalez, da equipe de marketing da EISA.

Para os alunos, a atividade ajudou a tornar o universo do café mais próximo e despertou novas curiosidades sobre o setor.

“Eu gostei muito de conhecer esse universo porque não imaginava que a área do café fosse tão ampla e envolvesse tantas profissões diferentes. A experiência despertou em mim a vontade de saber mais e até o interesse de, no futuro, trabalhar nesse setor”, conta Bianca de Souza, de 17 anos.

Ao final da programação, os jovens colocaram no papel o que aprenderam. Como parte do projeto, produziram uma redação a partir dos conhecimentos e das experiências vivenciadas durante a atividade.

Os três melhores textos serão premiados no final do ano: o primeiro colocado receberá um tablet; o segundo, um Kindle; e o terceiro, um smartwatch. Os professores participantes também serão presenteados.

O projeto “Vivenciando a Prática do Café” é uma parceria da Associação Comercial de Santos (ACS) com a EISA (Empresa Interagrícola S.A.), convidadas pela Donme, e conta ainda com a participação do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

A atividade marcou o início do projeto “Vivenciando a Prática do Café”, que segue até sexta-feira (21)

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.