Fonte: Assessoria ACS
Educação, mercado de trabalho e inovação. Esses foram os pilares do II Seminário Internacional Universidade-Empresa da Baixada Santista. Evento que teve início nesta quarta-feira (19), na sede da Associação Comercial de Santos.
Com número recorde de inscrições e auditório lotado, o seminário recebeu representantes de empresas da região, estudantes e representantes de universidades.
A cerimônia de abertura foi iniciada pelo presidente da Associação Comercial Santos, Mauro Sammarco, que discursou sobre as iniciativas da Associação. "Toda a equipe da Associação tem unido esforços para se manter atualizada e suprir a demanda do mercado. Nosso objetivo é conseguir atender melhor as necessidades das empresas e estudantes", enfatizou Mauro.
A coordenadora da Câmara de Instituições Ensino, Profa. Dra. Silvia Teixeira Penteado, também teve a palavra e falou sobre a importância de fomentar o mercado de trabalho. "Coincidentemente hoje é o Dia Nacional da Inovação. E em meio as incertezas que a pandemia nos trouxe, esse evento demonstra nossa coragem em desenvolver ações que amenizem os impactos da pandemia no mercado de trabalho".
Para o diretor executivo da ACS, Adalto Corrêa, um evento desse porte é extremamente importante para fomentar o mercado da região e também para ver o papel fundamental da universidade no mercado de trabalho.
Na sequência, teve início o ciclo de palestras. Entre os assuntos mais citados, estão a inovação e o futuro do mercado de trabalho.
"É essencial que o jovem entenda o atual cenário de empregabilidade na região, para que ele consiga se preparar de maneira correta e ter mais chances de sucesso no mercado de trabalho", explicou Regina Celia Spadari, coordenadora da comissão organizadora do evento.
O evento também sediou o anúncio de três programas impulsionadores da empregabilidade na região, o "Programa Novos Talentos da Eisa", "Emprega Mais Santos" e anúncio do "Comitê de Pessoas da ACS".
Durante a programação foram ministradas palestras sobre as dificuldades dos estudantes serem inseridos no mercado de trabalho, a importância da pesquisa científica para o empreendedorismo, os modelos acadêmicos inovadores, impulsionamento da empregabilidade e o movimento de empresas Júnior.
A programação segue nesta quinta-feira (20) a partir das 9 horas com diversas palestras.
Banco de Talentos
Paralelo a programação rica do nosso Seminário, no dia 20/10, das 8h às 17h, realizaremos uma grande captação de Banco de Talentos.
O público alvo das dinâmicas são os alunos das Instituições de Ensino Superior da Baixada Santista, que terão seus perfis analisados por profissionais da área de Recursos Humanos, para posterior construção de um grande arquivo de Banco de Talentos regionais que serão disponibilizados para as empresas associadas da Associação Comercial de Santos.
Para participar dessa dinâmica os participantes tiveram que fazer inscrição com antecedência.