Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
A reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Santos (Condesan) realizada por videoconferência na tarde desta quinta-feira (30) serviu para que os nove grupos de trabalho apresentassem o primeiro diagnóstico do planejamento do futuro de Santos.
No início da semana, os grupos foram desafiados pelos consultores do Condesan, o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, e pela executiva Márcia Santin, a responderem as perguntas: “Quais são os cinco principais desafios ou problemas que precisamos superar na temática do grupo para que a Santos do Futuro seja a cidade que queremos? E quais são as cinco oportunidades que poderão ajudar a viabilizar a Santos do futuro que queremos, que não podem ser perdidas? ”.
Os grupos de trabalho estão divididos em nove temas, entre eles: Saúde, Educação, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos, Social e Segurança, Inovação e Ambiental. Em reunião de aproximadamente meia hora por tema, os grupos apresentaram um relatório com os problemas, desafios e as oportunidades de cada setor.
O encontro virtual também serviu para que os consultores questionassem algumas posições que não estavam claras e objetivas. Na próxima semana, os coordenadores de cada grupo receberão a análise dos consultores dos problemas e oportunidades traçadas.
De acordo com Silvio Barros, a ideia é traçar um diagnóstico e apresentá-los aos candidatos à Prefeitura de Santos, para que na próxima gestão (2021-2024), a Sociedade Organizada de Santos já apresente sugestões, recomendações, propostas e metas para que a cidade seja aquilo que deseja em 2040.