Ainda pela programação do Mês da Mulher, um grupo do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) Santos, da ACS, participou nesta terça-feira (dia 25) de uma visita ao Museu do Café, no Centro Histórico, onde teve contato com a história da bebida e a importância da mulher na economia do café ao longo dos séculos.
As conselheiras assistiram à apresentação de Fernanda Marqueria, gestora do Centro de Preparação de Café do Museu do Café, que trouxe à tona a relevância das mulheres na economia do café, desde a produção até o preparo da bebida.
Ela destacou o papel delas nas lavouras, na gestão de propriedades e na valorização do café de qualidade, mostrando como as mulheres têm contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento da cafeicultura. “São muitos os desafios, mas também muitas conquistas dessas mulheres em um setor historicamente dominado por homens”.
No passado, elas estavam no cultivo e na seleção dos grãos ainda com um trabalho invisível. No presente, elas ocupam cargos de liderança e inovam no mercado cafeeiro. No futuro, a perspectiva é de que as mulheres criem projetos que mostrem que o café também é território feminino.
Para a presidente do CMEC Santos, Eliane Sammarco, é surpreendente a presença e a força femininas em várias etapas da economia do café. “É um grande exemplo de que a mulher pode ocupar qualquer espaço que desejar”.
Depois da apresentação, as conselheiras conseguiram experimentar cafés especiais produzidos em cafezais cujas produtoras são mulheres.