24 de agosto de 2025

Festa marca centenário e restauro do Palácio do Comércio, sede da ACS

Com grande festa no bulevar da Rua XV de Novembro, em frente à instituição, a diretoria da Associação Comercial de Santos (ACS) celebrou neste domingo (24) o centenário da sua sede, conhecida como Palácio do Comércio, e anunciou novos projetos: a Maratona de Santos, Horas da Vida e Cartão Benefícios ACS.

A cerimônia marcou também a entrega das obras de restauro da fachada e de modernização dos espaços internos da sede da ACS que levaram oito meses e totalizaram aproximadamente R$ 2 milhões.

O presidente da ACS, Mauro Sammarco, destacou que celebrar o centenário do Palácio do Comércio vai além da importância arquitetônica deste patrimônio para o Centro Histórico.

“É uma reverência à ACS e a tudo que ela representa para a Cidade e o País nestes 154 anos de existência.  Vivemos um grande momento em Santos com grandes obras, como o Parque Valongo e os projetos do túnel imerso Santos-Guarujá e do Terminal de Passageiros no Valongo. E a união é o caminho para enfrentarmos os desafios que se voltam para o desenvolvimento que a sociedade merece ter”.

Novos projetos - A Maratona de Santos será um projeto incentivado inédito que visa colocar Santos no circuito internacional do atletismo. O Horas da Vida consiste no trabalho voluntário de profissionais da saúde para a sociedade, e o Cartão de Benefícios ACS contará com serviços e benefícios para colaboradores da instituição e das empresas associadas.

O prefeito Rogério Santos, também presente à cerimônia, lembrou da importância histórica e institucional que a ACS tem para a Cidade. “Ela representa o passado, o presente e o futuro. Está localizada em uma via de grande relevância e, hoje, promove um evento grandioso que remete à história da nossa Cidade. Com orgulho, temos a associação comercial mais antiga de São Paulo, que desempenha um papel histórico, de governança e de desenvolvimento econômico para o Município.

Também estivam presentes no evento o deputado federal Domingos Sávio, o presidente da Câmara Municipal de Santos, Adilson Júnior, o presidente da Confederação da Associações Comerciais do Brasil, Alfredo Cotait, entre outras autoridades, diretores, associadas e colaboradores da ACS.

Durante o evento, houve show de Dom Paulinho e visita guiada ao Palácio do Comércio, patrimônio cultural e símbolo da história urbana e comercial de Santos.  A trajetória do edifício teve início em 1921, com o lançamento da pedra fundamental da construção, que contou com a presença de figuras ilustres como o presidente Epitácio Pessoa e o então governador de São Paulo, Washington Luís.

A construção foi tocada pela mesma empresa que ergueu a Bolsa do Café. Com a inauguração, em 1924, o prédio passou a ser destaque no Centro Histórico e, 100 anos depois, continua um símbolo da importância histórica que a ACS e a Cidade possuem no passado e no presente do País.

A ACS é mais antiga que o Palácio do Comércio. Sua fundação é de 1870 e até 1924, quando o prédio atual foi inaugurado, ela teve outras três sedes, todas no Centro Histórico.

Novos projetos foram anunciados: a Maratona de Santos, Horas da Vida e Cartão Benefícios ACS.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.