A final, que vai eleger os melhores trabalhos da feira, ocorrerá no dia 6 de novembro e ACS dará alguns dos prêmios
Os estandes interativos têm sido a principal atração deste ano da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecit), que ocorre até esta quarta-feira (21) no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais). O evento tem o apoio da Associação Comercial de Santos (ACS), que dará dois notebooks aos alunos que desenvolverem os melhores trabalhos.
A Feira faz parte de uma ação de interação entre as empresas, instituições acadêmicas e o poder público, dentro da Semana Municipal de Ciência e da Tecnologia.
Para o secretário do Conselho Fiscal da ACS, Pedro Veras dos Anjos, a Associação Comercial representa o que a sociedade espera em relação a investimentos futuros. Por isso, sua participação é fundamental. “A ideia é que os empresários da ACS vejam, nesses projetos, a possibilidade de utilizá-los no futuro”.
Mais de 40 trabalhos desenvolvidos pelos alunos estão sendo apresentados ao público. Estão expostos softwares aplicados, que têm nas plataformas digitais móveis seus veículos principais, caracterizando, assim, a modalidade do Desafio: Startup Cidadã e a prática do Demo Scratch, com a aprendizagem da lógica de programação para os alunos do Ensino Fundamental. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de aplicativos com base no DataSantos (banco de dados de interesse público). Os estudantes também podem conferir palestras e workshops.
No estande da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, há um carro de alta eficiência energética. De acordo com Edgar Ribeiro, aluno de engenharia da universidade, o automóvel foi projetado pela equipe de Poli Milhagem da Escola Politécnica e participa anualmente da Maratona de Eficiência Energética. “No ano passado ele teve rendimento de 277 km/h com um litro de gasolina”.
De acordo com diretor técnico da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Marcus Vinicius Samarco, a partir de agora, a Fecit será uma atividade anual, integrada à Semana Federal de Ciência e Tecnologia. “Por meio de um decreto municipal, a Semana foi regulamentada e a feira está inserida dentro dessa programação, que ocorrerá sempre no mês de outubro. No ano passado, começamos a montar a feira, mas era um modelo muito pequeno, com apresentações apenas ilustrativas. Este ano, há protótipos, o que permite uma interação muito maior”.
Premiação
Simultaneamente à exposição, ocorrerão cinco concursos envolvendo a rede pública de Ensino Fundamental e alunos das universidades. Haverá, ainda, um desafio para jovens empreendedores. No encerramento, marcado para o dia 6, no Teatro Guarani, serão premiados os melhores classificados com tablets e notebooks.
O Terminal Concais fica na Avenida Cândido Gafre, s/nº - Docas, Santos. Toda programação é gratuita.