17 de março de 2015

Alunos do Curso de Café da Associação Comercial de Santos visitam fazenda em Minas Gerais

Alunos do Curso de Café da Associação Comercial de Santos visitam fazenda em Minas Gerais

Os alunos do 58.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) visitaram a Fazenda Vargem Grande, em Jacutinga, no sul de Minas Gerais, perto da divisa com o Estado de São Paulo. A fazenda é produtora de cafés de excelente qualidade, em vista de serem de montanha - de altura média de 1.250 metros - e já foi premiada pela excelência dos grãos.

A visita possibilitou conhecer pés de café e as etapas do processamento, da colheita ao beneficiamento do produto. A fazenda produz cafés catuaí amarelo, catuaí vermelho, icatu e mundo novo.

O professor do Curso de Café da ACS, Nilton Ribeiro, que durante mais de cinco décadas atuou como classificador e degustador a serviço da Stockler Comercial e Exportadora, monitorou a turma. A partida foi da sede da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico, na manhã de quinta-feira, 12 de março de 2015.

No caminho para Jacutinga, a comitiva fez uma parada em Espírito Santo do Pinhal, no Interior do Estado de São Paulo, para encontro com o gerente da Stockler na cidade, José Pinto Neto, que acompanhou os alunos durante a visita à fazenda.

A Stockler tem como diretor geral Michael Timm, que foi presidente da Associação Comercial de Santos de 2009 a 2014. Mais informações sobre a empresa no site: http://www.stocklerltda.com.br

Antes de chegar à fazenda, todos almoçaram no Pesqueiro Tilápia Dourada, onde o prato servido foi tilápia.

Na Vargem Grande, a comitiva foi recebida pelos irmãos Aderval Contini, o Vale, e Claudinei Contini, o Dinho.

Dinho acompanhou os alunos durante toda a visita, mostrando as fases do processamento do café, desde os frutos nos pés, passando pelas máquinas de lavagem, pelo sistema de secagem nos terreiros e pelos equipamentos secadores.

A Pinhalense, de Espírito Santo do Pinhal, empresa brasileira exportadora de maquinário para beneficiamento de café, coincidentemente, fazia testes das máquinas na fazenda.

As tulhas de armazenamento dos grãos também foram observadas, apesar de vazias, por não ser ainda época de colheita.

Os alunos também viram as máquinas de embalar sacas de café.

Ao final da visita, os irmãos proprietários da fazenda ofereceram mudas de café para a Associação Comercial de Santos.

Da fazenda, os alunos foram para o escritório da Stockler, na área urbana de Espírito Santo do Pinhal, onde foram foram recebidos pelos funcionários Clodoaldo, Karina, Michelle.

Os visitantes tiveram contato com mostras de cafés de diferentes tipos, inclusive o maragogipe, maior que a média dos grãos.

A visita à Stockler foi encerrada com um café expresso.

CURSO DE CAFÉ

O 58.º Curso de Café foi aberto em 2 de março e tem previsão de encerramento em 26 de março, quando ocorrerá a solenidade de formatura. Estão inscritos 13 alunos.

Eis a lista de alunos do 58.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

Caian Matheus de Souza

Carlos Alberto Souza Santos - ACS Café

Emília Rosa Balsemão Pires - Balcoffee Trading

Felipe Augusto Lima de Oliveira - Noble do Brasil

Felipe Vinter Moura - Balcoffee Trading

Hallyson Gonçalves Ramos Nascimento - Museu do Café

José Paulo de Aguiar Júnior - Fazendas Glória

Marcelo Sidney Miranda - Noble do Brasil

Paulo Eduardo Dominguez Júnior – Master Blenders

Rodrigo Conceição Bezerra - Stockler

Thadeu Figueira Ribeiro

Wagner Maia Marinho - Museu do Café

Wiclafys Duarte Martins

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de outras nações complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.

O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café e a um terminal de exportação e beneficiamento de café, este da Dínamo Inter-Agrícola, o único no Porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.