Ricardo Amorim, o economista mais influente do Brasil, e Hugo Rodrigues, presidente McCann Worldgroup, vão palestrar
A programação da 24ª edição do Seminário Internacional do Café segue sendo definida pela Associação Comercial de Santos (ACS). No entanto, já é certo que o evento, que será realizado entre 21 e 23 de maio deste ano, no Blue Med Convention Center, em Santos, contará com a presença de especialistas renomados, comandando palestras imperdíveis. Um deles é Ricardo Amorim, considerado pela Revista Forbes o economista mais influente do Brasil. O outro é o publicitário Hugo Rodrigues, santista, que hoje preside o McCann Worldgroup.
Ricardo Amorim é um dos maiores influenciadores latino-americanos no LinkedIn. Além disso, ganhou o Prêmio iBest de Melhor Conteúdo do Brasil em Economia e Negócios. Outro detalhe: ele é o único brasileiro na lista dos melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner. No evento organizado pela ACS, Amorim vai palestrar em um palco 360º, uma das novidades desta edição, para falar sobre Economia.
Por sua vez, Hugo Rodrigues é um dos grandes nomes do Brasil em termos de publicidade. Em 2017, o estudioso do consumo e comportamento do consumidor foi escolhido para suceder Washington Olivetto na WMcCann. Isso se deu após ter liderado uma das maiores viradas do mercado, ao levar a Publicis do 12º ao 2º lugar no ranking de agências. O publicitário já figurou como o único executivo de agência na lista da Bloomberg das Personalidades mais Influentes da América Latina e foi vencedor de 19 Leões no Festival de Cannes.
Programação
O público vai conferir também debates de diversos outros temas. Estão previstos painéis que vão abordar: O Mercado do Café na visão das Empresas e dos CEOs e Infraestrutura. Ainda, haverá discussões sobre Inovação, Agro, Café, Marketing, Consumos Alternativos e Regulatório, Agenda Verde.
A programação também prevê intervalos, a fim de que ocorram reuniões, visitações e networking entre os inscritos. No fim, haverá uma festa, com show da cantora Elba Ramalho, marcando o encerramento dos trabalhos.
O presidente da ACS, Mauro Sammarco, explica que a agenda foi montada com o objetivo de proporcionar aos espectadores uma visão ampla do cenário mundial e apontar caminhos, a fim de se superar desafios e atingir maiores marcas no setor.
“Enfrentamos um momento ainda delicado enquanto sociedade global, com guerras e grandes economias combalidas. Isso, claro, traz impactos nas mais diversas áreas, exigindo que o empresariado e os profissionais enxerguem problemas, obstáculos e oportunidades, para não terem seus negócios atingidos e prejudicados. É isto que queremos possibilitar, trazendo especialistas de nível global e debatendo assuntos de diversas áreas, como marketing e inovação”, afirmou.
Segundo Mauro, toda a estrutura do evento foi planejada para que o público presente tenha condição de extrair o máximo de conhecimento e vivenciar experiências de forma plena. “Desta vez, os especialistas estarão em um palco 360º, totalmente integrado, com salas de reunião e estandes. Isso vai dar uma dinâmica maior a quem estiver na plateia. E mais: palestras silenciosas serão oferecidas, permitindo que os participantes as escutem de qualquer local do Blue Med Convention Center”.
Com tudo isto, Sammarco acredita que, neste ano, o número de espectadores vai aumentar em relação à edição anterior, que aconteceu em 2022. “Há dois anos, atingimos 500 inscrições e recebemos pessoas de mais de 20 países, como Estados Unidos, Alemanha, Suíça, Bélgica, Canadá, Reino Unido e Tunísia. Agora, com um fórum mais extenso, já que teremos três dias de evento, ao invés dos dois costumeiros, acreditamos que vamos superar a marca”.
Os interessados em participar podem se inscrever por meio do site www.seminariocafesantos.com.br. No link, também é possível conferir mais informações sobre o cronograma.
O Seminário
O seminário acontece desde 1972, tendo sido, até aqui, sempre realizado em Guarujá — a exceção é o fórum deste ano. O objetivo deste encontro de negócios bienal, reconhecido como o mais tradicional do setor cafeeiro no Brasil, é promover a interação entre profissionais e executivos do setor, permitindo troca de experiências e acerto de parcerias comerciais.
No encontro, são apresentados aos participantes estudos e pesquisas com cenários mundiais, bem como análises diversas, novidades tecnológicas, tendências de consumo e outros detalhes importantes para tomada de decisões.
Organizado pela ACS, com apoio de várias entidades do segmento e atuação direta do Comitê do Café, o seminário vai reunir especialistas, produtores, pesquisadores, exportadores, compradores, representantes da indústria e autoridades.