10 de novembro de 2015

Especialistas debatem tecnologia da informação na ACS - Computação em nuvem promete mais segurança e menor custo

Especialistas debatem tecnologia da informação na ACS - Computação em nuvem promete mais segurança e menor custo

Cerca de 50 pessoas assistiram às palestras, proferidas por profissionais da Amazon WS e da Sky One


A Associação Comercial de Santos (ACS) recebeu nesta terça-feira (10) dois dos maiores especialistas da área de Tecnologia da Informação, dentro do workshop Computação em nuvem – Como preparar sua empresa.

Marcos Grilanda, líder de vendas para o Cone Sul da América Latina e Brasil da Amazon Web Services, e Ricardo Brandão, CEO da Sky One, falaram para mais de 40 participantes, entre associados e parceiros da ACS.

O secretário executivo da Associação, Alexandre G. Ehrenberger, participou do evento e ressaltou a importância do tema para os empresários e especialistas de TI da região.

“É uma oportunidade das empresas de Santos conhecerem o que está sendo desenvolvido e ofertado em termos de tecnologia da informação. A computação em nuvem vai transformar as áreas de tecnologia de todas as empresas, mais dia, menos dia. E, a ACS está dando a vanguarda disso, trazendo os melhores do País para ajudar os associados a se integrarem com o tema”.

O primeiro a falar foi Marcos Grilanda, que apresentou ao público tudo sobre Cloud Computing e como viabilizar isso numa terceira plataforma. Ao final, ele ressaltou os principais ganhos ao utilizar esse tipo e tecnologia.

“O primeiro deles é que você paga pelo o que você usa. No final do mês o cliente recebe a fatura e paga pelo o que usou, sem investimento inicial, o que faz com que seja possível reduzir o custo total. Em nove anos de vida da Amazon reduzimos o preço 52 vezes, sem nenhum aumento”.

Outro ponto importante é a possibilidade de utilizar uma determinada capacidade de acordo com a demanda. “Você pode aumentar sua capacidade apenas durante um período. O custo de erro é muito menor”.

Em relação à segurança, Grilanda explicou que e possível, inclusive, que o cliente escolha em qual lugar do mundo ele quer colocar o data center.

“Nós operamos em 12 regiões, onde colocamos zonas em disponibilidade. Dessa forma, você escolhe em qual região do mundo quer o data center. Na Amazon também temos certificações, em diferentes ramos, para garantir a segurança. Por isso muitos analistas dizem que o cloud é mais seguro do que um data center convencional”.

Ricardo Brandão mostrou ao público que a Sky One funciona como uma facilitadora dessa tecnologia, com produtos que otimizam a migração para a computação em nuvem.

“Temos produtos que melhoram essa migração, uma vez que há empresas que não nasceram para ser hospedadas em cloud. Observamos que os empresários querem fazer essa migração, porque ela resolve problemas de back up, recuperação de desastres, a parte de licenciamento, que é extremamente complexa, e também reduz custos”.

Sobre o tema

Computação em nuvem é a possibilidade de acessar arquivos e executar tarefas pela internet, sem a necessidade da instalação de aplicativos no seu computador, já que os dados não se encontram em uma máquina específica, mas em uma rede.

Conectado ao serviço online, é possível utilizar suas ferramentas e salvar arquivos para, depois, acessá-los de qualquer lugar. Por isso o conceito de “nuvem”, uma vez que será possível acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.

Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos para que você interaja.

 

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.