15 de dezembro de 2016

Reunião na ACS - Exército e Câmara de Ensino criam Núcleo de Estudos Estratégicos

Reunião na ACS - Exército e Câmara de Ensino criam Núcleo de Estudos Estratégicos

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

Objetivo é estimular trabalhos acadêmicos voltados à defesa nacional

Integrantes da Câmara Setorial de Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS) e militares do Exército criaram, durante reunião realizada nesta quinta-feira (15), o Núcleo de Estudos Estratégicos. O objetivo do grupo é incentivar a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) universitários sobre temas relacionados à defesa nacional.

Durante o encontro, ocorrido na sede da ACS (Rua XV de Novembro, 137, Centro- Santos) representantes da Unip, UniSantos, UniSanta, UniFesp, UniBr e Senac, juntamente com o comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea de Guarujá, Maurilio Miranda Netto Ribeiro, definiram um cronograma para que seja realizado ao longo do próximo ano. Ao final de 2017, haverá um congresso que irá premiar os melhores trabalhos por temática.

De acordo com o coordenador da Câmara Setorial de Instituições de Ensino da ACS, Edison Monteiro, o próximo passo será programar uma agenda em cada uma das instituições de ensino onde o Exército apresentará o projeto.

“Nossa ideia é que, por meio da academia, o Exército proponha temas para os TCCs voltados à defesa nacional. Ao final do ano, queremos criar um congresso, onde esses trabalhos serão apresentados e premiados”.

Segundo o general Ribeiro, a importância em estimular o tema defesa nacional durante a criação de trabalhos universitários é aumentar, cada vez mais, a participação da sociedade na busca por soluções para os desafios relacionados à defesa nacional.

“Nós entendemos que deve haver uma participação mais intensa da sociedade nessa área, que essas soluções não devem estar restritas ao segmento militar. E essa será uma grande oportunidade para isso. Queremos despertar o interesse nos alunos porque, caso escolha um de nossos temas para seu TCC, ele poderá participar do congresso e concorrer a uma premiação, além de seu trabalho ganhar destaque por buscar soluções para uma questão nacional”.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.