28 de janeiro de 2021

Energia solar é tema de palestra aos associados da ACS

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

A implantação da energia solar no Brasil ganha cada vez mais adeptos. Com a intenção de reduzirem a conta de luz e serem sustentáveis, empresas e residências estão em busca deste mercado. Em meio à pandemia, o setor de instalação de painéis solares cresceu 70% em 2020,  gerando 7,5 gigawatts –o que representa quase metade da hidrelétrica de Itaipu, comparado ao ano passado.

A informação foi compartilhada durante a palestra virtual "Cenários de energia solar e oportunidades na geração distribuída de energia", ministrada pelo engenheiro Júlio Greca e o gerente de Negócios Raphael Mora, aos associados da Associação Comercial de Santos, na tarde desta quarta-feira (27).

Durante quase uma hora, os especialistas explicaram quais as vantagens e os procedimentos para que as empresas instalem placas de captação de energia solar para reduzir a conta de luz. "O Brasil saiu da 26º colocação, em 2017, para a 16º, em 2019, no ranking dos países consumidores de energia solar no mundo. É um mercado que tem muito a crescer e que tem uma aposta promissora", disse Júlio Greca.

Entre as vantagens de aderir aos painéis estão: o baixo impacto ambiental, a instalação simples com prazo máximo de 120 dias, baixo custo em relação ao tempo de vida útil (mais de 25 anos) e o retorno do investimento em questão de 3 a 5 anos.

Fenômenos da natureza

A resistência dessas placas solares quando o assunto é fenômeno da natureza foi uma das questões levantadas por um dos associados. A incidência de raios, os fortes ventos ou até mesmo a chuva de granizo foram motivos de preocupação de alguns associados.

Segundo o engenheiro Júlio Greca,   as placas são resistentes a ventos de até 180 km/h e com relação aos raios, as placas contêm elementos de segurança que garantem sua preservação, os chamados dispositivos de proteção contra surtos (DPS). “Mas é aconselhável que todo imóvel tenha uma estrutura adequada para a instalação das placas". 

Implantação na ACS 

A Associação Comercial de Santos receberá os painéis de energia neste primeiro semestre. O processo de instalação das placas foi aprovado pela diretoria, mas devido o prédio ser tombado, alguns procedimentos devem ser adotados junto ao Condepasa, órgão responsável pela Prefeitura a prédios históricos.


> Confira a gravação da apresentação

 > Confira os slides da palestra

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.