Fonte: Assessoria ACS
Na manhã desta quinta-feira (16) recebemos o secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Glaucus Renzo Farinello, para apresentar as nossas associadas e comerciantes locais os detalhes sobre as intervenções que serão feitas pela Prefeitura de Santos na Rua XV de Novembro e seus arredores.
Glaucus aproveitou a oportunidade para anunciar as diversas obras que serão feitas para melhorar e beneficiar a região do Centro de Santos, entre as áreas do Valongo e do Paquetá.
O Plano Valongo-Paquetá contará com novos calçadões e vias compartilhadas, aproveitamento do bonde para transporte de munícipes, novas áreas verdes e estímulo a novos roteiros turísticos.
Entre as obras que iniciarão em curto prazo, temos: a nova Rua Tuyuti - reformulação da via com ampliação da calçada, novo paisagismo, mobiliário urbano (bancos e lixeiras), área gastronômica, fonte, playground e área de lazer; modernização do Elevado Aristides de Machado – readequação da estrutura, com implantação de quadra de basquete, pista de skate street, paisagismo, instalação de bancos, lixeiras e iluminação; reformulação da Rua XV de Novembro (entre ruas Frei Gaspar e Riachuelo), com novo bulevar, dando prioridade aos pedestres e a Revitalização da Rua República Portuguesa – com o intuito de resgatar e valorizar as identidades portuguesa e africana do local.
O encontro contou também com a participação do promotor de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, Dr. Carlos Cabral Cabreira, que falou sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) recentemente assinado entre o Ministério Público Estadual (MPE), a Prefeitura de Santos e a Santos Port Authority (SPA), envolvendo a revitalização dos armazéns 1 ao 4 (Valongo).
O projeto Parque Valongo, contará com um novo parque público e devolverá à população o acesso ao espelho d’água. Estão previstas as instalações de novos mobiliários, pisos e paisagismo, assim como áreas de contemplação e espaços para eventos, atividades esportivas, de lazer e culturais.