Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
A palestra sobre Eletricidade - Operações com Inflamáveis em Terminais Líquidos ministrada pelo engenheiro Álvaro de Oliveira Sobrinho, na tarde desta quinta-feira (11), no auditório da Associação Comercial de Santos (ACS) chamou a atenção sobre erros ocorridos durantes operações e que podem gerar grandes acidentes.
Durante a apresentação, Álvaro Sobrinho falou aos palestrantes sobre Eletricidade Estática e o risco que ela apresente. “A eletricidade estática nada mais é que uma fonte de ignição. Portanto um perigo. A nossa ideia é alertar como esse fenômeno ocorre e em que circunstâncias ele apresenta um risco”.
Normas regulamentadoras e todo o processo do controle de risco também foram abordados pelo engenheiro durante a apresentação. “Mostramos dois filmes com acidentes. Um que ocorreu em 2016 e outro, um pouco mais recente, em 2018, onde mostram explosões por erros de procedimentos. Felizmente, não tivemos mortes. Mas queremos alertar para que pequenos erros pode causar grandes catástrofes.
Este foi o primeiro workshop do ano promovido pela Câmara de Terminais Líquidos. De acordo com o diretor da Opera, Sérgio Ricardo dos Santos Salvador, até o final do ano, outros três workshops devem ser realizados Associação Comercial de Santos (ACS) para tratar sobre a questão portuária. “Não vamos falar só sobre terminais líquidos. A ideia é ampliar para assuntos portuários para despertar nas pessoas e principalmente tirar dúvidas de quem trabalha no setor”.