A meteorologista do Climatempo, Nadiara Pereira, trouxe informações climáticas relevantes para regiões cafeeiras, durante a reunião mensal das Câmaras Setoriais de Cooperativas e Exportadores de Café da ACS.
No último mês o fenômeno El Niño se intensificou no oceano Pacífico e gerou um aquecimento mais intenso, que foi registrado na segunda semana de Julho, chegando a + 3,4graus.
“O fenômeno deste ano está com índices mais parecidos aos de 2015/2016, quando tivemos os maiores índices de altas temperaturas no oceano Pacífico. Apesar do frio previsto para os próximos dias, o inverno não tende a ser rigoroso e o risco de geadas em áreas de café é baixo. O centro-sul deve enfrentar um final do inverno e início de primavera mais chuvosos.”, alertou Nadiara.
A meteorologista alerta: “para próxima safra o centro-sul deve ter um retorno mais regular das chuvas e mais umidade para o plantio de grãos – o Rio Grande do Sul (RS) deve enfrentar maiores problemas com o excesso de chuvas, mas de uma forma geral o centro-sul deve produzir bem”.