Durante a visita, o presidente da instituição demonstrou interesse em associar a praticagem à ACS
O Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) da praticagem de São Paulo, instalado na Ponta da Praia, em Santos, foi apresentado nesta terça-feira (27) ao presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Roberto Santini, e a sete integrantes da diretoria. Inaugurado há pouco mais de um ano, o C3OT realiza o monitoramento, por meio de câmeras de alta definição, da Baía de Santos e de todos os acessos aquaviários ao Porto.
Na sala, é medida a velocidade e a direção das correntes marítimas no canal do estuário, a altura das ondas e a intensidade dos ventos. É feita, ainda, a verificação da visibilidade na região para a navegação.
Todo este processo foi detalhadamente mostrado ao presidente da ACS e aos membros da diretoria que participaram da visita: o 1º secretário, Alexandre G. Ehrenberger; o 1º diretor-financeiro, André Marques Canoilas; o 2º diretor-financeiro, Vicente do Valle; e os integrantes do Conselho Fiscal, Vitor de Souza, Pedro Veras dos Anjos, Gustavo Assef Pierotti e José Américo Trindade, além do diretor-executivo, Marcio Calves.
Roberto Santini destacou inicialmente a importância dos serviços prestados pela praticagem e o alto nível tecnológico dos equipamentos e instalações. “Pudemos ver de perto o passo a passo desse monitoramento que é feito durante 24 horas, por meio de diversas câmeras de alta tecnologia. Fico feliz, como cidadão, em saber que esse trabalho, extremamente importante, é feito com tamanha segurança e profissionalismo. É um orgulho para Santos e para o Porto de Santos”.
Antes de conhecer o C3OT, os integrantes da ACS assistiram a dois vídeos institucionais sobre o funcionamento da praticagem e sobre os equipamentos que o órgão possui para auxiliar e otimizar as manobras de seus navios, aumentando, assim, a segurança da navegação.
Ao término dos vídeos, Roberto Santini ratificou a importância da praticagem para o Porto de Santos e toda a região. “O porto emprega muitas pessoas, movimenta o comércio e tem extrema importância para o País. E o trabalho e a competência de vocês nos trazem segurança. Já estivemos em vários portos de mundo e a praticagem sempre é citada por sua eficiência. Agradeço, em nome dos nossos diretores, pela oportunidade de conhecer esse trabalho”.
Convite
Na sequência, foi feito o convite para que a praticagem se integre ao quadro associativo da ACS. Rodrigues demonstrou enorme interesse. “É uma honra receber todos vocês e esse convite. Estamos prontos para assinar a ficha de afiliação. Nossa função gera vários folclores e será muito importante essa parceria, para que a cidade nos veja como empresários produtivos, interessados no crescimento e na otimização constante o nosso porto, da nossa cidade e da coletividade”.
Durante a visita, o presidente da ACS entregou a Rodrigues uma lembrança, simbolizada em um pacote de pó de café especial, e fez um convite. “Esperamos uma visita de vocês para conhecer nossa sede e o importante processo de degustação e classificação de café da ACS. Anualmente, promovemos quatro cursos nessa área, iniciativa mundialmente reconhecida nos principais países consumidores. Com certeza, vocês vão gostar muito”.