17 de novembro de 2014

Dinamarca e Prefeitura debatem oportunidades de negócios e parcerias em evento na Associação Comercial de Santos

Dinamarca e Prefeitura debatem oportunidades de negócios e parcerias em evento na Associação Comercial de Santos

Uma comitiva de empresários de petróleo e gás, tecnologia e educação da Dinamarca se reuniu com representantes da Prefeitura de Santos, em evento realizado, na manhã de sexta-feira, 14 de novembro de 2014, na Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137, no Centro Histórico.

A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedes), foi mais uma ação do programa Inova Santos, voltada especialmente para a cadeia de petróleo e gás - Inova Santos Óleo e Gás, em parceria com a Associação Comercial.

A iniciativa teve a finalidade de elaborar uma proposta de cooperação no âmbito de petróleo e gás entre empresas dinamarquesas da cidade de Esbjerg, que é referência mundial no setor, e Santos.

Os visitantes foram recebidos inicialmente no Auditório da Associação Comercial de Santos, no 1.º andar, onde o presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, deu as boas-vindas e colocou a entidade à disposição dos emprésarios dinamarqueses para alavancar negócios com os brasileiros.

O 2.º diretor financeiro da Associação Comercial de Santos, Vicente do Valle, que é coordenador da Câmara Setorial de Petróleo e Gás da ACS, também recebeu os visitantes, assim como o diretor executivo da ACS, Marcio Calves.

Além do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Omar Silva Júnior, estavam presentes, entre outros, o secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, José Eduardo Lopes, e o presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Marcus Sammarco, além de Flemming Rickfors, cônsul honorário da Estônia, nascido na Dinamarca.

O secretário Omar Silva Júnior afirmou que Santos tem muito a oferecer às empresas e o know-how acumulado pelos dinamarqueses na área de petróleo e gás será fundamental.

Após a recepção no Auditório, todos se dirigiram ao Salão do 2.º Andar, onde foram apresentadas palestras dos participantes da comitiva dinamarquesa e de brasileiros convidados para expor questões de interesse dos visitantes.

O subsecretário estadual da Energia, Ubirajara Campos, abordou as oportunidades da cadeia de petróleo e gás em São Paulo.

Luís Arbex, gerente de investimentos da Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, apresentou as atividades desenvolvidas pela instituição.

Renata Bernardino, da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), falou sobre a região metropolitana e o Plano de Desenvolvimento Regional.

O engenheiro e professor Marcio Yamamoto, do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), fez uma exposição sobre o Centro Tecnológico da Baixada Santista (CTBS), que será construído pela Petrobras, em parceria com universidades da região.

Thorkil Hansen fez exposição sobre a Svendborg International Maritime Academy (Simac), enfocando as possibilidades de desenvolvimento de cursos e outras ações de cooperação.

Johannes Bie, da Offshore Energy, falou sobre a formação de rede de empresas no setor de óleo e gás e oportunidades de colaboração.

Após as apresentações no Salão do 2.º Andar, todos se dirigiram para o Salão de Mármore, no térreo do edifício da Associação Comercial de Santos, para um brunch.

DISCURSO DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS, ROBERTO CLEMENTE SANTINI

Exmo. Sr. Omar Silva Júnior, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, representando o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa.

Caro Flemming Rickfors, cônsul honorário da Estônia, mas nascido na Dinamarca.

Quero saudar também mais um dinamarquês amigo desta casa, Soren Knudsen, que também veio para recepcioná-los.

Autoridades e diretores da nossa Associação Comercial de Santos.

Senhoras e senhores.

De pronto, registramos nossa alegria em receber a comitiva da Dinamarca, cujo lema é: "A ajuda de Deus, o amor do Povo, a Força da Dinamarca".

Sem dúvida, é mesmo um país forte, com uma monarquia constitucional e, segundo a revista Forbes, com o melhor clima de negócios do mundo.

Esta casa, senhores representantes da Dinamarca, tem 143 anos e é considerada a Casa do Empresário.

Aqui estão dezenas de grandes empresas do Brasil, também dispostas a estabelecer novas relações e principalmente fazer negócios.

Nossa região também vive um grande momento: temos o maior porto da América Latina, que registra quase que mensalmente novos recordes de movimentação de carga, e a grande expectativa em torno do pré-sal da Bacia de Santos.

Não podemos também esquecer o turismo, hoje uma fonte mundial de negócios.

A poucos metros da nossa sede, em poucos meses, será entregue a nova sede da Petrobras, empresa responsável por todo o processo de exploração e extração de petróleo.

Por isso, felizmente, num ditado que vem do nosso futebol, Santos é considerada a bola da vez.

Algumas grandes empresas mundiais já se instalaram em nossa região e outras com certeza também virão.

Ainda hoje, por exemplo, aqui mesmo na nossa casa, no terceiro andar, daqui a pouco receberemos uma delegação da Estônia, também interessada em estabelecer relações e fazer negócios.

Sejam bem-vindos, estamos felizes por recebê-los.

Tenham, a partir de hoje, a Associação Comercial de Santos como uma casa de apoio nessa fase que começa com a visita dos senhores.

Antes de encerrar, é importante falar um pouco do café brasileiro, o produto que na prática deu origem a esta casa.

Muitas são as commodities produzidas e exportadas pelo Brasil, mas o café ocupa lugar de destaque.

Somos o maior produtor e o maior exportador de café do Mundo.

Cerca de 80% da exportação de café sai pelo Porto de Santos.

A safra atual, apesar das condições climáticas, chegou perto de 50 milhões de sacas.

Mas o Brasil, assim como a Dinamarca, tem muito mais a oferecer.

Além de tudo, porém, estão a amizade e as relações entre os dois países.

Para nós, isso é o mais importante.

Que o dia de hoje, aqui na nossa casa, seja muito produtivo.

À Prefeitura, mais uma vez, muito obrigado por escolher a Associação Comercial de Santos como sede para receber uma comitiva estrangeira.

Sem dúvida, isso fortalece a nossa relação e confirma a nossa união em torno de buscarmos sempre o melhor para a nossa cidade.

Muito obrigado.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.